7. Habilidade para lidar com a incerteza - O desenvolvimento da capacidade de lidar com incertezas dá a uma pessoa, grupo ou subunidade grande poder na organização, pois permite “escapar” das soluções fáceis e preestabelecidas, e por vezes encontrar saídas não imaginadas para problemas novos.
A habilidade para lidar com a incerteza, por vezes, está diretamente ligada ao lugar de uma pessoa na divisão de trabalho, que vai determinar a amplitude de sua “autonomia” para propor e de sua legitimidade para “ser ouvido”.

Um primeiro tipo de incerteza diz respeito às questões que envolvem o ambiente (por exemplo, com relação aos mercados, fontes de matérias-primas ou finanças), mas que pode trazer oportunidades àqueles que têm condições de enfrentar os problemas, diminuindo as consequências da incerteza sobre a organização.

Também existem as incertezas operacionais (por exemplo, quebra de uma importante máquina usada na produção fabril ou no processamento de dados). Quando elas surgem, podem deixar evidentes aqueles que têm habilidade para solucionar problemas e trazer de volta a normalidade das execuções.

As pessoas que enfrentam quaisquer dos dois tipos de incertezas têm um certo grau de poder dependendo de dois fatores: (1) se são facilmente substituídos (nível em que suas habilidades são substituíveis); e (2) a centralidade de suas funções para as operações de toda a organização.

A habilidade de lidar com as incertezas frequentemente explica quando e por que esse tipo de poder torna-se tão vital para os assuntos organizacionais.



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