6 - Integração gráfica

O que acabamos de fazer foi uma integração gráfica, apesar de que, na realidade, não termos desenhado gráfico algum. Podemos fazer isso porque o sistema em questão é muito simples. Muitos outros sistemas da vida real são mais complexos e, portanto, torna-se mais complicado prever seu comportamento. Com a prática, todavia, a utilização de integração gráfica para compreender o funcionamento de muitos sistemas torna-se fácil.

Embora tenhamos acesso a sofisticados programas de computadores que simulam muitos sistemas complexos, é importante que compreendamos e sejamos capazes de prever intuitivamente, por meio da análise gráfica, o comportamento dos sistemas.

Os diagramas de fluxos e estoques só podem ser simulados em computadores. Especificamente, o gráfico ao lado foi feito utilizando-se o Vensim, um programa de computador para fazer simulações que será usado durante esse curso.

A base para sua construção foi o exercício anterior, no qual o tanque foi cheio em 50 segundos. Seu aspecto linear é devido ao fluxo constante (20 l/s) que entra no tanque, o que torna o sistema totalmente previsível. Este gráfico, no entanto, poderia, facilmente, ter sido desenhado à mão.



Copyright © 2010 AIEC.