2 - Inserindo Estoques (Level)

Estoques são também conhecidos como níveis, acumulações ou variáveis de estado (state variables). Os estoques mudam seus valores constantemente, com o passar do tempo. Os fluxos (Rates) são os responsáveis pelas mudanças nos valores dos estoques. Por sua vez, os estoques de um sistema determinam os valores dos fluxos. Conceitos intermediários ou cálculos são conhecidos como variáveis auxiliares e, como os fluxos, podem mudar instantaneamente.

Quando da construção de um diagrama de fluxos e estoques, deve-se analisar que variáveis acumulam valores com o passar do tempo. Uma outra maneira de pensar sobre isso é: se o tempo fosse reduzido a zero no seu sistema, que variáveis ainda permaneceriam com valor retido? Por exemplo, imagine um sistema no qual você coloca água em um copo. A água contida no copo é o estoque. Se o tempo é congelado, o fluxo (a água sendo colocada no copo) se interrompe, mas seria possível observar uma dada quantidade de água no copo (o estoque). Uma vez que tenham sido identificados os estoques do sistema, eles são inseridos no diagrama e, em seguida, faz-se as conexões com os fluxos e variáveis auxiliares.


Dica:
A construção de modelos tende a ser interativa, portanto não espere (ou tente) construir tudo correto da primeira vez, sempre será possível alterar o diagrama posteriormente.

Vamos iniciar a construção do modelo.

  • Selecione a ferramenta Box Variable e clique uma vez sobre o diagrama. Digite Clientes Potenciais e pressione Enter.

  • Com a ferramenta Box Variable ainda selecionada, clique uma vez no diagrama aproximadamente 7 cm à direita de Clientes Potenciais. Digite Clientes e pressione Enter.


Copyright © 2010 AIEC.