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A estratégia de ativar os conhecimentos prévios permite ao leitor captar o que não está citado no texto de forma explícita. Lemos, mas não está escrito. São conjecturas baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimentos que o leitor possui. Às vezes, elas se confirmam e às vezes não; de qualquer forma, não são aleatórias. Além do significado, conjecturamos também palavras, sílabas ou letras. Boa parte do conteúdo de um texto pode ser antecipada em função do contexto. O contexto, na verdade, contribui decisivamente para a interpretação do texto e, com frequência, até mesmo para adivinhar a intenção do autor.
Esse controle que o leitor faz de suas previsões também é uma estratégia de leitura, é a verificação. Ela torna possível o controle da eficácia ou não das demais estratégias, permitindo confirmar, ou não, as especulações realizadas. Esse tipo de checagem para confirmar – ou não – a compreensão está ligado à leitura. Utilizamos todas as estratégias de leitura mais ou menos ao mesmo tempo, sem ter consciência disso. Só nos damos conta do que estamos fazendo se formos analisar com cuidado nosso processo de leitura, como estamos fazendo ao longo desse estudo. |
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