Resumo

Ler é uma atividade complexa que envolve operações mentais sofisticadas, que exige do leitor mais conhecimentos do que a simples decodificação de letras e palavras. Ler não é apenas decifrar ou tentar adivinhar o sentido de um texto. É ser capaz de atribuir-lhe significações, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, sobretudo, associá-lo a sua experiência, ao seu conhecimento.

As estratégias de leitura são recursos que o leitor usa para construir significado enquanto lê e usa esses recursos mesmo sem se dar conta disso. O leitor se utiliza das seguintes estratégias quando lê: seleção, ou seja, escolhe o que é e o que não é necessário focalizar; antecipação, na qual o leitor vai fazendo adivinhações à medida que lê; conjecturas, ou seja, ativar os conhecimentos prévios permite ao leitor captar o que não está citado no texto de forma explícita, e por fim a verificação, que é o controle que o leitor faz de suas previsões.

A intensidade e a qualidade da interação autor/leitor/texto serão estabelecidas de acordo com os conhecimentos do leitor. Na atividade de leitura, ativamos conhecimentos prévios que são adquiridos por meio de vivências, valores, lugar social que ocupamos, relações com o outro, conhecimentos textuais e a visão de mundo que construímos a partir das nossas experiências de leitura.



Copyright © 2009 AIEC