Ao nos comunicarmos, a cada ato de interação verbal, o que fazemos nada mais é que produzir textos. O texto pode apresentar-se de várias maneiras, ou em variados formatos, tudo dependerá das nossas intenções discursivas, de quem seja o nosso interlocutor (pessoa com quem nos comunicamos), do nosso contexto social e, enfim, da situação comunicativa na qual estamos inseridos.

Para que haja a concretização de uma situação comunicativa é preciso uma interação com o outro que resulte na construção de significados. O leitor, ao ler e produzir textos, tira dessa relação não apenas um sentido, mas também um significado.

Na nossa vida escolar, aprendemos e trabalhamos sempre com textos escritos, especialmente os textos literários. Os textos do dia a dia, orais ou visuais são pouco valorizados, mas, se o texto é concretização das diferentes e variadas situações comunicacionais, precisamos dar atenção a qualquer manifestação que tenha unidade de sentido, cujos elementos se entrelacem. As placas de trânsito são um bom exemplo disso. Observe:

Note que, apesar de não ter qualquer palavra escrita nas placas, os símbolos falam por si, emitem significados – pelo menos para aqueles que possuem carteira de habilitação - portanto, podem ser considerados textos.



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