Resumo

A textura ou tessitura de um texto é a rede de relações que garantem sua coesão, sua unidade. O texto é a concretização dos discursos, das falas, proferidas nas mais variadas situações cotidianas.

Ao nos comunicarmos, a cada ato de interação verbal, produzimos textos. O texto pode apresentar-se de várias maneiras, ou em variados formatos: tudo dependerá das nossas intenções discursivas, de quem seja o nosso interlocutor, do nosso contexto social e, enfim, da situação comunicativa na qual estamos inseridos. O leitor ao ler e produzir textos tira dessa relação não apenas um sentido, mas também um significado.

O texto pode ser: oral (conversas telefônicas, notícias de telejornal ou de rádio etc.); escrito (cartas, e-mails, romances, receitas, etc.) visual (pinturas, desenhos etc.) e multimodais (algumas propagandas, edição de entrevistas nos jornais e revistas, quadrinhos, etc.). O sentido dos textos multimodais é construído a partir da leitura de todos os seus elementos (palavras, imagens, sons, etc.).

Tipos textuais são sequências linguísticas que fazem parte da estrutura de qualquer gênero do discurso. Diferentemente dos gêneros, os tipos textuais existem em número bastante reduzido, são eles: a narração, a descrição, a argumentação, a injunção.

Os elementos que compõem o ato da comunicação são: Emissor, Receptor, Mensagem, Canal, Código e Contexto.

Tanto na fala como na escrita, os produtores de textos usam inúmeros recursos, muito além das simples palavras que compõem as estruturas. Dessa forma, a produção de sentido realiza-se à medida que o leitor considera o contexto, que é o conhecimento da língua, do mundo, da situação comunicativa etc.



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