Perceber os implícitos é determinante para se garantir uma boa leitura. Muitas vezes aquilo que é apenas sugerido, sem ser claramente dito, é muito mais importante do que aquilo que está expresso no texto, com todas as letras.

Se o leitor não desenvolveu a habilidade de compreender os implícitos, ficará limitado ao entendimento literal do enunciado, aquele em que as palavras valem apenas pelo que são, em seu sentido denotativo, não pelo que sugerem ou podem dar a entender.

A leitura de textos humorísticos, como tiras, é um exercício interessante para a aquisição da prática de percepção dos implícitos, bem como para desenvolver a habilidade de compreensão e interpretação.

Esse tipo de estrutura linguística exige certa agilidade de raciocínio e uma visão mais analítica, justamente por não oferecer muitos elementos explicativos. Em geral, o leitor está diante de três ou quatro quadrinhos e pouquíssimas falas trocadas entre os personagens e, com base nas informações do contexto e da explicitação de implícitos, deve realizar uma leitura mais completa.



Copyright © 2009 AIEC