2 - O diálogo entre textos

Alguma vez, ao ver uma determinada propaganda ou ler um texto, você teve a impressão de já ter visto aquilo em algum lugar? Observe a imagem e leia com atenção o anúncio reproduzido a seguir.


O que há de familiar no anúncio? É fácil: a referência a uma famosa obra de arte.


Mesmo que a arte não seja sua especialidade, é muito difícil que você não conheça a Mona Lisa, famoso quadro de Leonardo da Vinci.

Qual é, porém, a relação existente entre a obra de Da Vinci e o anúncio da Bom Bril? Em princípio, não deveria haver qualquer relação, mas ela é estabelecida a partir do momento em que o texto do anúncio faz referência ao famoso quadro. O anúncio sugere ao leitor que o produto Mon Bijou deixa a roupa bem macia e perfumada, ou seja, uma verdadeira obra-prima, se referindo ao quadro de Da Vinci. O que ocorre, neste exato momento, é a construção de uma relação intertextual que liga a obra de Da Vinci ao texto do anúncio da Bom Bril.


Intertextualidade
é a relação que se estabelece entre dois textos, quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo à forma e ao conteúdo.



Copyright © 2009 AIEC