2
- O diálogo entre textos
Alguma
vez, ao ver uma determinada propaganda ou ler um texto, você teve
a impressão de já ter visto aquilo em algum lugar? Observe
a imagem e leia com atenção o anúncio reproduzido
a seguir.
|
O que há de familiar no anúncio? É fácil:
a referência a uma famosa obra de arte.
Mesmo que a arte não seja sua especialidade, é
muito difícil que você não conheça
a Mona Lisa, famoso quadro
de Leonardo da Vinci.
|
Qual é,
porém, a relação existente entre a obra de Da Vinci
e o anúncio da Bom Bril? Em princípio, não deveria
haver qualquer relação, mas ela é estabelecida
a partir do momento em que o texto do anúncio faz referência
ao famoso quadro. O anúncio sugere ao leitor que o produto Mon
Bijou deixa a roupa bem macia e perfumada, ou seja, uma verdadeira obra-prima,
se referindo ao quadro de Da Vinci. O que ocorre, neste exato momento,
é a construção de uma relação intertextual
que liga a obra de Da Vinci ao texto do anúncio da Bom Bril.
Intertextualidade é a relação
que se estabelece entre dois textos, quando um deles faz referência
a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer
respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo à
forma e ao conteúdo.
|