Resumo

Na leitura de textos podemos observar a ocorrência de significados implícitos, aqueles que, embora não ditos, são sugeridos para que o leitor se encarregue de estabelecer conclusões sozinho. Isso ocorre porque o conhecimento anterior sobre o assunto aciona todas as informações a partir do que é lido nos textos. Esse processo, conhecido como produção de inferências, ocorre não apenas em relação ao texto visual, mas em qualquer tipo de texto, incluindo os gestos, as entonações na voz, os olhares durante uma simples conversa.

A inferência pode ser definida como o processo de raciocínio segundo o qual se conclui alguma coisa a partir de outra já conhecida. Ao fazer a leitura de um texto, o leitor deve procurar obter todas as informações e indícios que possibilitem a compreensão. É importante observar as pistas que o texto oferece e interpretá-las à luz de referências conhecidas para chegar a alguma conclusão.

O leitor também pode captar informações implícitas caso consiga compreender a intertextualidade. Intertextualidade é a relação que se estabelece entre dois textos, quando um deles faz referência a elementos existentes no outro. Esses elementos podem dizer respeito ao conteúdo, à forma, ou mesmo à forma e ao conteúdo.

É necessário ter o hábito da leitura para perceber as relações intertextuais e, portanto, ter condições de entender o verdadeiro sentido do texto em que essas relações se fazem. Se a intertextualidade é o estabelecimento de relações entre dois ou mais textos, é fundamental construir um conjunto de referências de leitura que permitam a identificação dessas relações.



Copyright © 2009 AIEC