1 - Identificando o tema de um texto

Para que lemos? Lemos para atender a uma necessidade pessoal: saber quais são as notícias do dia, que novidades a revista traz, qual é a receita de um prato, como montar um equipamento, quais as regras de um jogo, obter novos conhecimentos, apreender os encantos de um poema ou as emoções de um livro de aventuras.

A leitura é um processo dinâmico entre o leitor e o texto propriamente. O leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto a partir do que está buscando nele, dos conhecimentos que já possui a respeito do assunto, do autor e do que sabe sobre a língua – características do gênero, do portador, do sistema de escrita. Ou seja, ninguém pode extrair informações do texto escrito decodificando letra por letra, palavra por palavra.

Se você analisar sua própria leitura de cada texto, vai constatar que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza para ler: a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias, isto é, de recursos para construir significado; sem elas, não é possível alcançar rapidez e apreensão.



Copyright © 2009 AIEC