O tema é
o eixo sobre o qual o texto se estrutura. A percepção
do tema responde a uma questão essencial para a leitura: o
texto trata do quê?
Espera-se, com isso, verificar a capacidade de o leitor construir o
tema do texto a partir da interpretação que faz dos recursos
utilizados pelo autor (como o uso de figuras de linguagem, de exemplos,
de uma determinada organização argumentativa, o uso de
imagens ou elementos não verbais, dentre outros).
Se o leitor não consegue fazer essa construção,
significa que não percebe o texto como um todo, ou seja, não
consegue ainda perceber o nível mais abstrato de leitura pelo
qual poderia construir o significado global do texto.
Identificar as ideias, símbolos, elementos ou argumentos utilizados
pelo autor na construção de um texto é uma tarefa
que exige do leitor, primeiramente, o reconhecimento do ponto (ou dos
pontos) de vista que está sendo apresentado ou defendido e que
o relacione aos elementos e argumentos usados para sustentá-lo.
Para identificar
a tese em um texto argumentativo, primeiro devemos entender que
o seu produtor procura convencer ou persuadir alguém daquilo
que ele (quem escreveu o texto) acredita. Por isso defende uma tese,
utilizando vários recursos lógicos e linguísticos
para atingir sua intenção persuasiva. Contudo, outros
elementos e outras “formas” também podem ser utilizados
para persuadir o leitor ou fazê-lo chegar a determinada ideia.
Ao desenvolver essa habilidade, o leitor passa a perceber as marcas
textuais que revelam o ponto de vista e a intenção do
autor bem com a sua posição, além de ser capaz
de perceber se há teses que, aparentemente, são concorrentes
(no caso de mais de uma tese) ou se apenas uma delas é defendida,
e isso pode ser feito num texto publicitário, num vídeo,
num artigo, num texto acadêmico ou numa história em quadrinhos.