Metalinguagem é uma linguagem usada para descrever
algo sobre outra(s) linguagem(s). De modo amplo, uma metalinguagem
pode referir-se a qualquer terminologia ou linguagem usada para descrever
uma linguagem em si mesma — uma descrição
gramatical, por exemplo, ou um discussão sobre o uso de uma
linguagem, um exemplo (textual ou visual) que descreva a própria
linguagem.
Apólogo (ou apologia) é um gênero figurado
de narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou
ética, mediante uso de personalidades de índole diversa,
imaginárias ou reais, que podem ser tanto inanimadas
como animadas. Serve como exemplo clássico os
apólogos de Esopo. Bem parecido com a fábula em sua estrutura,
o apólogo é um tipo de narrativa que personifica
os seres inanimados, transformando-os em personagens da história,
mas não deve ser confundido com aquela.
Os apólogos
têm o objetivo de atingir os conceitos humanos de forma que
os modifique e reforme, levando-os a agir de maneira diferente.
Os exemplos são utilizados para ajudar a modificar conceitos
e comportamentos humanos, de ordem moral e social. Diferencia-se
da fábula por se concentrar mais em situações
reais, ao passo que a fábula dá preferência a
situações fantásticas, e também pelo fato
de a fábula se utilizar de animais como personagens. E diferencia-se
da parábola pois esta trata de questões religiosas
e lições éticas, enquanto o apólogo fala
de qualquer tipo de lição de vida, mesmo que esta não
seja a que é adotada pela maioria como a maneira correta de
agir.
Afinal, o que é importante compreendermos a partir da análise
de um texto?
Que o leitor deve “entender” o texto como um todo, seja ele
um anúncio, uma dissertação, uma reportagem, um vídeo
ou um filme. Mas que todo texto deve favorecer a capacidade de o leitor
construir o tema do texto a partir da interpretação que
faz dos recursos utilizados pelo autor (uso de figuras
de linguagem, exemplos, imagens, organização argumentativa,
metalinguagem,
apólogo,
dentre outros).
Agora, assista
ao filme publicitário a seguir. Observe, em especial, o desenrolar
das cenas, a organização de espaço e os eventos que
vão acontecendo para chegar ao objetivo do anunciante.
Você
percebeu que todo o filme foi construído a partir da ídea
de uma "evolução de acontecimentos" se "precipitando
uns sobre os outros"? Um pequeno acidente vai gerando outros acidentes
e outros e outros e transformando-se em uma "bola" de "acidentes"
incontrolável.
Ao final, o slogan: "Quando seu seguro é
In-synch, você pode passar por qualquer coisa." ,
resume toda a situação e completa o sentido (a ideia) de
que os personagens saem “ilesos” de qualquer situação:
e esse é exatamente o objetivo do anunciante.
Agora tente imaginar esse mesmo filme sem o slogan.
Você concorda que o filme, sozinho, não nos daria a ideia
de ser uma publicidade de seguradora, certo? Sem o slogan, ele
poderia ser apenas um filme de animação criativo, uma brincadeira
de “mágica”, apenas a demonstração de
“efeitos especiais” ou qualquer outra interpretação!
Por outro lado, podemos dizer que o slogan, sozinho, pode atingir
o objetivo do anunciante, mas também não teria o
mesmo impacto, causado pela excelente composição
de imagens e criatividade do anúncio. Assim, o criador desta peça
publicitária, interessante e inusitada, utilizou diversos elementos,
de forma simples e impactante, para chegar ao slogan da seguradora, valorizando
ainda mais sua mensagem e trazendo elementos diversos
para interligar uma ideia ao produto que quer vender.
Mas é necessário entender o anúncio como um todo,
ou seja, em suas diversas nuances, em imagem e em texto, para atingir
plenamente o objetivo da mensagem.
A capacidade de o
leitor refletir sobre um dos aspectos relacionados à forma do texto,
lendo suas imagens, códigos e outros elementos implícitos,
e a capacidade de perceber sutilezas da linguagem que interferem na construção
de sentidos também estão relacionadas à leitura e
ao universo maior ou menor de conhecimentos que ele possui. Assim, é
sempre interessante ampliar as próprias possibilidades interpretativas
com leitura constante e diversificada.