Resumo

O tema é o eixo sobre o qual o texto se estrutura (o texto trata do quê?). Embora em alguns textos o tema e a tese estejam claros e evidentes, há outros casos, mais complexos. A partir da leitura e da interpretação, o leitor poderá, inicialmente, reconhecer os vários indícios “sugeridos” pelo autor (que não estão explícitos), os quais podem levar a entender e apreender o tema e a tese de qualquer tipo de texto, mesmo os não literários.

O próprio autor, seja de uma história em quadrinhos, uma peça publicitária, um texto literário ou um filme, deve oferecer os elementos para que o leitor identifique a relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Independente do tipo de texto apresentado, o leitor deve identificar os elementos que constroem o texto. Deve também desenvolver e reconhecer o efeito de sentido decorrente de uma determinada palavra ou expressão. Quanto maior o universo do leitor, mais fácil será a identificação destes elementos e das ideias implícitas em qualquer texto.

Num texto, podem ser usados, além das palavras, elementos não verbais (fotos, desenhos, tabelas, gráficos, quadros), que visam a contribuir para a construção dos sentidos. O leitor deve “entender” o texto como um todo, seja ele um anúncio, uma reportagem, um vídeo ou um filme. Todo texto deve favorecer a capacidade de o leitor construir o tema do texto a partir da interpretação que faz dos recursos utilizados pelo autor (uso de figuras de linguagem, exemplos, imagens, organização argumentativa, dentre outros).

É muito importante que o leitor amplie as próprias possibilidades interpretativas com leitura constante e diversificada, pois a capacidade de ele refletir sobre um dos aspectos relacionados à forma do texto e de perceber sutilezas da linguagem que interferem na construção de sentidos também está relacionada à leitura e ao universo maior ou menor de conhecimentos que ele possui.



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