Conjunções subordinativas: são as que
iniciam as orações subordinadas. Podem ser:
|
Classificação
/ função |
Conjunções |
Exemplos |
1)
Causais: iniciam orações que indicam
a causa do que está expresso na oração
principal.
|
porque,
pois, que, porquanto, já que, uma vez que, como, visto
que, visto como.
|
O gato miou porque pisei seu rabo.
Estava feliz pois encontrou a bola.
Triste que estava, não quis passear.
Já que me pediram, vou continuar.
Visto que vai chover, sairemos agora mesmo.
Como fazia frio, pegou o agasalho.
|
2)
Condicionais: introduzem orações que
estabelecem uma condição para que ocorra o que
está expresso na oração principal.
|
se,
caso, desde que, a menos que, salvo se, sem que, contanto que,
dado que, uma vez que.
|
Explicarei a situação, se isso
for importante para todos.
Caso me solicitem, escreverei uma nova carta.
Você será aprovado, desde que
se esforce mais.
Sem que digas a verdade, não
poderemos prosseguir.
Contanto que todos participem da reunião,
os projetos serão apresentados.
Uma vez que ele tente, poderá
alcançar o objetivo.
|
3)
Concessivas: começam orações com
valor de concessão, isto é, ideia contrária
à da oração principal. Cuidado especial
com essas conjunções! Elas são bastante
cobradas em questões de provas.
|
embora,
ainda que, mesmo que, conquanto, posto que, se bem que, por
mais que, por menos que, suposto que, apesar de que, sem que,
que, nem que.
|
Embora
gritasse, não foi atendido.
Perderia a condução mesmo que
acordasse cedo.
Conquanto estivesse com dores, esperou pacientemente.
Posto que me tenham convidado com insistência,
não quis participar.
Por mais que tentem explicar, o caso continua
confuso.
Sem que tenha grandes virtudes, é adorado
por todos.
Doente que estivesse, participaria da maratona.
Fale, nem que seja por um minuto apenas.
|
4)
Comparativas: introduzem orações com
valor de comparação.
|
como,
(do) que, qual, quanto, feito, que nem.
|
Ele
sempre foi ágil como o pai.
Maria estuda mais que a irmã. (ou do
que)
Nada o entristecia tanto quanto o sofrimento
de seu povo.
Estava parado feito uma estátua.
Rastejávamos que nem serpentes.
Ele agiu tal qual eu lhe pedira
|
5)Conformativas:
principiam orações com valor de acordo
em relação à principal.
|
conforme,
segundo, consoante, como.
|
Fiz
tudo conforme me solicitaram.
Segundo nos contaram, o jogo foi anulado.
Pedro tomou uma decisão consoante determinava
a sua consciência.
Carlos é inteligente como os pais sempre
afirmaram.
|
6)
Consecutivas: iniciam orações com valor
de consequência.
|
que
(depois de tão, tal, tanto, tamanho, claros ou ocultos),
de sorte que, de maneira que, de modo que, de forma que.
|
Falou
tão alto que acordou o vizinho.
Gritava que era uma barbaridade. (Gritava tanto...)
Eu lhe expliquei tudo, de modo que não
há motivos para discussão
|
7)
Proporcionais: começam orações
que estabelecem uma proporção.
|
à
proporção que, à medida que, ao passo que,
quanto (em correlações do tipo quanto mais...mais,
quanto menos...menos, quanto mais...menos, quanto menos...mais,
quanto maior...maior, quanto menor...menor).
|
Seremos
todos felizes à proporção que
amarmos.
À medida que o tempo passava, crescia
a nossa expectativa.
O ar se tornava rarefeito ao passo que subíamos
a montanha.
Quanto mais nos preocuparmos, mais
ficaremos nervosos.
Quanto menos estudamos, menos progredimos.
Quanto maior for o preparo, maior
será a oportunidade.
|
8)
Finais: introduzem orações com valor
de finalidade.
|
para
que, a fim de que, que, porque.
|
Fechou
a porta para que os animais não entrassem.
Trarei minhas anotações a fim de que
você me ajude.
Faço votos que sejas feliz. (= para
que)
Esforcei-me porque tudo desse certo. (= para
que)
|
9)
Temporais: introduzem orações com valor
de tempo.
|
quando,
assim que, logo que, antes que, depois que, mal, apenas, que,
desde que, enquanto.
|
Cheguei
quando eles estavam saindo.
Assim que anoiteceu, fomos para casa.
Sentiu-se aliviado depois que tomou o remédio.
Mal a casa foi reformada, a família
se mudou.
Hoje, que não tenho tempo, chegaram
as propostas.
Estávamos lá desde que ele começou
a lecionar.
Enquanto o filho estudava, a mãe fazia
comida.
|
10) Integrantes: são as únicas desprovidas
de valor semântico; iniciam orações que
completam o sentido da outra; tais orações são
chamadas de subordinadas substantivas.
|
que,
se
|
É
bom que o problema seja logo resolvido..
Veja se ele já chegou.
|
|