Muita informação chega até nós por gráficos, tabelas ou imagens. É muito comum encontrarmos em provas dos mais diversos níveis de ensino e concursos, questões que utilizam esses recursos para abordar as variadas temáticas. Grande parte dessas questões se resolve facilmente a partir da interpretação dos dados fornecidos. Acompanhe a questão a seguir.


Os efeitos dos antiinflamatórios estão associados à presença de inibidores da enzima chamada ciclooxigenase 2 (COX). Essa enzima degrada substâncias liberadas de tecidos lesados e as transforma em prostaglandinas pró-inflamatórias, responsáveis pelo aparecimento de dor e inchaço. Os antiinflamatórios produzem efeitos colaterais decorrentes da inibição de uma outra enzima, a COX-1, responsável pela formação de prostaglandinas protetoras da mucosa gastrointestinal. O esquema abaixo mostra alguns antiinflamatórios (nome genérico). As setas indicam a maior ou a menor afinidade dessas substâncias pelas duas enzimas.

Com base nessas informações, é correto concluir-se que

a) o piroxicam é o antiinflamatório que mais pode interferir na formação de prostaglandinas protetoras da mucosa gastrintestinal.

b) o rofecoxibe é o antiinflamatório que tem a maior afinidade pela enzima COX-1.

c) a aspirina tem o mesmo grau de afinidade pelas duas enzimas.

d) O diclofenaco, pela posição que ocupa no esquema, tem sua atividade antiinflamatória neutralizada pelas duas enzimas;

e) O nimesulide apresenta o mesmo grau de afinidade pelas enzimas COX-1 e COX-2.


Atrás de uma “nuvem de fumaça” criada com palavras desconhecidas, essa questão parece integrar alguma prova de concurso para admissão de médicos ou farmacólogos, entretanto, foi obtida de uma prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Não exige, portanto, conhecimentos prévios sobre o assunto para sua resolução. É necessário tão somente capacidade de compreensão leitora e atenção redobrada para compreender o que é pedido.

Lendo com calma, vê-se que o que se pede é simples e está claro no esquema: dizer qual é a afinidade de cada medicamento com COX-1 e COX-2, mostrado por uma seta e os sinais + e -. Quanto maior a afinidade com COX-1, menor a com COX-2, e vice-versa.



Copyright © 2009 AIEC