| 1
- Lendo por partes
Leia
com atenção os textos a seguir.
| |
A
raposa e as uvas
Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que
ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira
carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só
que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia
alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços
inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
— Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão
verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém
me oferecesse essas uvas eu não comeria.
Moral: Desprezar o que não se consegue conquistar
é fácil.
Fonte: Fábulas Infantis , www.metaforas.com.br,
<http://www.metas.com.br/fabulas/fabulasdata.asp>
|
Ao ler o texto acima, observe que muitas palavras funcionam como conexão
entre ideias, o que chamamos de coesão.
Ou seja, as várias partes de uma frase devem se apresentar bem
“amarradas”, para que o texto cumpra sua função
primordial, de veículo de interação entre o autor
e seu leitor.
No texto 1, a fábula A raposa e as uvas,
observe os termos e expressões que ajudam a dar coesão às
construções:
1. No início da fábula, a personagem é indicada por
artigo indefinido que marca uma informação nova (ou não
dita anteriormente): “Uma raposa”, o que
também sinaliza uma situação genérica, como
é típico nas fábulas. Observe que, após a
apresentação, a referência passa a ser “a
raposa”. Aqui a referência ao animal está sendo retomada:
mas sabe-se de qual raposa se trata.
2. No trecho:
“foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar
muita uva. A safra tinha sido excelente.
Ao ver a parreira carregada de cachos
enormes, a raposa lambeu os beiços.”
As expressões destacadas são referenciais para um mesmo
significado “uvas”, expressões que foram utilizadas
para retomar a ideia sem repetir o vocábulo, mas apresentando um
sinônimo.
3. “Só que sua alegria durou pouco:
por mais que tentasse, não conseguia alcançar
as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis,
resolveu ir embora, (...)”
Observe que as duas primeiras expressões destacadas no trecho acima,
as quais possuem um valor de oposição, introduzem a ideia
de “impossibilidade” ao contexto. E “Por fim”
dá a continuidade necessária para entendermos que o esforço
da raposa era inútil. Essas expressões, assim como o uso
de pronomes, advérbios, artigos, conjunções e outros,
com valor de causa, consequência, condição, finalidade
etc., podem ser utilizados para “unir” ideias dentro de um
texto.
4. No trecho:
“— Por mim, quem quiser essas uvas pode
levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem.
Se alguém me oferecesse essas uvas eu não
comeria.”
Observe que as expressões “Por mim” e “Se alguém
me oferecesse” reforçam o contraste do contexto: a ideia
é de que a raposa não se importa,
ou mesmo despreza as uvas por sua incapacidade
de chegar até elas.
|