A coesão textual pode ser feita por meio de termos que:

retomam palavras, expressões ou frases ditas anteriormente ou antecipam o que vai ser dito;
encadeiam partes ou segmentos do texto: são palavras ou expressões que criam as relações entre os elementos do texto.

Um exemplo de elemento de coesão, na fábula A raposa e as uvas, é a expressão “Só que", a qual, além de ligar as duas partes do texto (uma que se refere à atitude da raposa quando viu as uvas e a outra, sua incapacidade física de pegá-las para comer), estabelece uma relação entre elas, isto é, um contraste e é feito por antecipação, pois antecipa a relação.

A coesão por retomada ou antecipação pode ser feita por: pronomes, verbos, numerais, advérbios, substantivos, adjetivos.

Até este momento, você já percebeu que o texto é tanto produto como processo. Ou seja, ao escrever, o autor planeja seu texto, a partir de sua finalidade, deixando pistas de sua intencionalidade. O leitor, por sua vez, vai perseguindo essas pistas, para ter elementos e interpretar o texto.

Nesse sentido, a coesão textual — ou pistas linguísticas — tem uma importante função na produção de todo e qualquer texto, pois tão importante quanto “aprender a ler é encontrar as pistas” e saber “construir e fornecer” tais pistas.



Copyright © 2009 AIEC