|
Voltando à frase: A garota estava apavorada teria de enfrentar o pai furioso.
Veja como fica a frase, se eliminarmos o problema:
A garota esta apavorada; teria de enfrentar o pai furioso. Observe que as ideias já se tornam compreensíveis com a simples utilização da pontuação adequada. 2ª opção: esta será de sua responsabilidade. Tente solucionar o problema, escrevendo, abaixo, outra frase com as mesmas ideias.
3ª
opção: uso de conectivos que dão ideia de
causalidade entre as frases. Vejamos: Na primeira frase, observe que o conectivo “como” dá uma ideia de causa, assim, há um “vínculo” entre as duas frases, ou seja, uma passa a depender da outra, não sendo compreensível sozinha: Como teria de enfrentar o pai furioso. Esta frase, graças ao conectivo usado, está “subordinada” à outra, que a explicará, para que a ideia faça sentido Como teria de enfrentar o pai furioso, a garota estava apavorada. Na segunda,
o conectivo “porque” também liga as frases e oferece
a possibilidade de interpretação seguinte: a
garota estava apavorada porque teria de enfrentar o pai furioso.
Mas observe, como na solução anterior, que o conectivo usado,
embora ligue as frases, também é subordinativo,
ou seja, causal e a frase não faz sentido sozinha, como a anterior:
porque teria de enfrentar o pai furioso. Para
fazer sentido, ela depende da ideia anterior: A garota estava
apavorada, porque teria de enfrentar o pai furioso. |
Copyright © 2009 AIEC |