Voltando à frase:

A garota estava apavorada teria de enfrentar o pai furioso.

Veja como fica a frase, se eliminarmos o problema:

1ª opção: uso de sinais de pontuação para dividir as frases.

A garota esta apavorada; teria de enfrentar o pai furioso.
A garota estava apavorada. Teria de enfrentar o pai furioso.

Observe que as ideias já se tornam compreensíveis com a simples utilização da pontuação adequada.

2ª opção: esta será de sua responsabilidade. Tente solucionar o problema, escrevendo, abaixo, outra frase com as mesmas ideias.

3ª opção: uso de conectivos que dão ideia de causalidade entre as frases. Vejamos:

Como
teria de enfrentar o pai furioso, a garota estava apavorada.
A garota estava apavorada, porque teria de enfrentar o pai furioso.

Na primeira frase, observe que o conectivo “como” dá uma ideia de causa, assim, há um “vínculo” entre as duas frases, ou seja, uma passa a depender da outra, não sendo compreensível sozinha: Como teria de enfrentar o pai furioso. Esta frase, graças ao conectivo usado, está “subordinada” à outra, que a explicará, para que a ideia faça sentido Como teria de enfrentar o pai furioso, a garota estava apavorada.

Na segunda, o conectivo “porque” também liga as frases e oferece a possibilidade de interpretação seguinte: a garota estava apavorada porque teria de enfrentar o pai furioso. Mas observe, como na solução anterior, que o conectivo usado, embora ligue as frases, também é subordinativo, ou seja, causal e a frase não faz sentido sozinha, como a anterior: porque teria de enfrentar o pai furioso. Para fazer sentido, ela depende da ideia anterior: A garota estava apavorada, porque teria de enfrentar o pai furioso.



Copyright © 2009 AIEC