Reticências (…)
— Podem marcar uma interrupção de pensamento, indicando que o sentido da oração ficou incompleto, ou uma introdução de suspense, depois da qual o sentido será completado. No primeiro caso, a sequência virá em maiúscula — uma vez que a oração foi fechada com um sentido vago proposital e outra será iniciada à parte. No segundo caso, há continuidade do pensamento anterior, como numa longa pausa dentro da mesma oração, o que acarreta o uso normal de minúscula para continuar a oração.

Exemplos: Ah, como era verde o meu jardim... Não se fazem mais daqueles.
Foi então que Manoel retornou... mas com um discurso bastante diferente!

Aspas (“ ”) — Usam-se para delimitar citações; para referir títulos de obras; para realçar uma palavra ou expressão.

Exemplos: Embora o termo “campanha” seja ligado à propaganda, deve compreender todo o programa de comunicação.

Segundo o autor, “para melhor desenvolver o composto promocional, devem ser considerados, entre outros, os aspectos: a natureza do mercado; os possíveis canais de distribuição e o padrão de distribuição para o produto; o tipo de unidade de tomada de decisão de compra: o indivíduo, a família ou o comprador industria; o estágio do ciclo de vida do produto; a característica do produto ou serviço, se bens industriais, bens de consumo de massa, bens de consumo durável, serviços” e etc..

Parênteses ( ( ) ) — Marcam uma observação ou informação acessória intercalada no texto.

Exemplo: O surgimento e o desenvolvimento do comércio utilizando o auto-serviço, levou a embalagem do produto a ser um instrumento para promover as vendas (a embalagem, além da proteção e conservação do produto, exerce também a sua comunicação). Acoplado à embalagem, a inserção de um folheto (com explicações sobre uso e demonstrações, ou mesmo informações e ilustrações sobre outros produtos da mesma linha), constitui ferramenta promocional.

Travessão (—) — Marca: o início e o fim das falas em um diálogo, para distinguir cada um dos interlocutores; as orações intercaladas; as sínteses no final de um texto. Também usado para substituir os parênteses.

Exemplo:
Depois de um silêncio sepulcral, Martha se apressa:
— Não podemos esperar, vamos logo, antes que seja tarde.
— Mas não temos condições de entrar na empresa assim, sem preparar um dossiê de defesa!

Parágrafo — Constitui cada uma das secções de frases de um escrito; começa por letra maiúscula, um pouco além do ponto em que começam as outras linhas.
Exemplo:

Após examinar os fatores que influenciam o composto de promoção, volta-se a atenção para a campanha de comunicação. Uma campanha compreende uma série de esforços coordenados de comunicação em torno de um único tema, e planejado para alcançar um objetivo específico em um período de tempo definido.

Embora o termo “campanha” seja ligado à propaganda, deve compreender todo o programa de comunicação. Desenvolver uma campanha, implica coordenar a propaganda, venda pessoal, promoção de venda, relações públicas e publicidade de uma empresa, para alcançar um objetivo.

Hífen (-) — usado para ligar elementos de palavras compostas e para unir pronomes átonos a verbos (menor do que a marcação de parágrafo diálogo).
Exemplo: Considerando a alta taxa de juros; a carência de mão de obra e o alto valor de matéria-prima... etc.



Copyright © 2009 AIEC