4 - Texto e coerência

Acompanhe a tira a seguir.

Observe a resposta dada pela secretária do general Dureza no último quadrinho: Envie ontem. Tomada fora de contexto, essa é uma fala incoerente. Ninguém pode enviar algo no dia anterior. Ontem expressa uma referência temporal de passado. Envie é um verbo flexionado no imperativo afirmativo que traduz uma ordem a ser cumprida no futuro próximo. Essas duas palavras não fazem sentido se relacionadas uma à outra. Por isso, a fala da moça é incoerente.

Para usarmos de forma competente a linguagem ao ler, interpretar e elaborar textos é importante identificar incoerências, ou seja, identificar o que pode provocar efeitos diversos daquele que faz sentido no texto. Para isso, é necessário começar por entender melhor a chamada coerência textual.

Devemos pensar sobre o significado preciso da palavra coerência e sobre o sentido que esta palavra adquire quando empregada com relação aos textos escritos, particularmente. Vejamos, então, a definição encontrada em um dicionário para coerência:


Coerência
[s.f.] 1. qualidade, condição ou estado de coerente; 2. ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias; relação harmônica, conexão.

Fonte: Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.

Observe que a definição apresentada não vincula necessariamente a coerência a textos, sejam eles orais ou escritos. Na verdade, o conceito está relacionado à existência de conexão, de nexo entre situações, acontecimentos ou ideias.



Copyright © 2009 AIEC