1 - Construindo as relações no texto

A capacidade de relacionar corretamente as ideias de um texto é um aspecto essencial da construção da coerência. A relação entre as ideias precisa ser feita por meio de mecanismos de coesão que ajudem o leitor a compreender o que se pretende dizer, afinal, a interpretação de um texto depende diretamente das relações de sentido que o leitor estabelece.

Alguns elementos coesivos que têm participação muito importante na construção da coerência textual são os conectivos.

Observe o quadrinho abaixo.

Você percebeu que as imagens e o texto seguem uma sequência, certo? Essa sequência, por sua vez, estabelece uma relação entre as ideias do texto. O sentido dessas ideias é resultado da organização do texto. No penúltimo quadrinho, temos a quebra da sequência inicial, pois o esperado é que Snoopy vá pegar o seu jantar. No entanto ele está impossibilitado de sair do lugar, mas o seu dono não sabe e interpreta o fato como descaso. O conectivo se é usado, pelo autor, para estabelecer essa relação de sentido, ou seja, se Snoopy não veio pegar seu jantar ele o dará aos gatos do vizinho.

Identificamos, a seguir, as principais relações de sentido que costumamos utilizar em textos escritos e orais. Vamos, por meio de exemplos, explicar como essas relações podem ser construídas com o auxílio de conectivos. Para interpretar corretamente um texto, você deve ser capaz de identificar essas relações.



Copyright © 2009 AIEC