9 - Coerência e interpretação

O bom leitor é capaz de identificar as relações de sentido, compreendendo não apenas o que se apresenta explicitamente, mas também as intenções do autor. Para isso, devem-se observar os indícios deixados no texto, tais como a escolha do título (que nunca é por acaso), os elementos de coesão e os conectivos utilizados para dar coerência ao texto.

Leia atentamente o texto abaixo.

Oito Anos

Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo?
O que significa
"Impávido colosso”?

Por que os ossos doem
enquanto a gente dorme?
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem?

Por que os dedos murcham
quando estou no banho?
Por que as ruas enchem
quando está chovendo?

Quanto é mil trilhões
vezes infinito?
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos?

Wel!, wel!, wel! Gabriel...

Por que o fogo queima,
Por que a lua é branca?
Por que a terra roda,
Por que deitar agora?

Por que as cobras matam,
Por que o vidro embaça?
Por que você se pinta,
Por que o tempo passa?

Por que que a gente espirra,
Por que as unhas crescem?
Por que o sangue corre,
Por que que a gente morre?

Do que é feita a nuvem,
Do que é feita a neve?
Como é que se escreve
Réveillon?

Paula Toller/Dunga. CD Partimpim de Adriana Calcanhoto.
São Paulo. 2004


O que podemos dizer sobre o texto que acabamos de ler?

Podemos dizer que o texto é um conjunto de frases interrogativas sem ligação entre si?

Podemos dizer que se trata de um texto sem coerência?

Qual o título do texto? E por que esse título: “Oito anos" ?

Que relação podemos estabelecer entre o título e o conteúdo do texto?

E se acrescentarmos a essa reflexão o fato de que se trata de uma canção cuja letra é constituída por uma "lista" das perguntas que Gabriel, filho da Paula Toller, com oito anos de idade, fazia para ela? Agora é coerente, não é?

Produzimos sentido para o texto, apesar e a partir mesmo do que se nos apresenta como "incoerência", pois os nossos conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e textuais permitem-nos a construção da coerência.



Copyright © 2009 AIEC