Bem, é fácil identificar o locutor e o interlocutor num texto dialogal escrito. Mas há diferenças na identificação de textos não-dialogais. Observe:

Olhe atentamente as fotos acima.

Então, quem é o locutor e quem é o interlocutor, neste caso?

Descobriremos isso da mesma forma que no anúncio do perfume masculino que vimos anteriormente. Por exemplo, como nós identificamos o locutor e o interlocutor naquele anúncio?

Pelas pistas oferecidas pela imagem chegamos ao interlocutor (cliente do sexo masculino) e, por sabermos que é um anúncio, sabemos que o locutor é o anunciante. E nestas fotos, também chegamos ao interlocutor quando fizemos o exercício (o público feminino e parte de público masculino). Foi simples, não foi?

Mas para melhor chegarmos ao locutor (ou seja, o emissor da mensagem destas fotos), precisaríamos do apoio do texto, ou da mensagem do anunciante. O que não está presente nas fotos apresentadas. Neste caso, as fotos fazem parte de uma campanha da agência Pixer Comunicação, para a empresa Guayí, que produz peças feitas com sementes da Amazônia e pedras semi-preciosas.

E será assim para vários tipos de texto, ou seja, em textos dominados por sequências descritivas ou narrativas ou instrucionais ou argumentativas, com ou sem texto escrito, o locutor é a instância que produz a enunciação, e o interlocutor é aquele a quem se dirige a enunciação.



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