5 - A argumentação falaciosa

Para convencer ou persuadir procuramos o melhor argumento e a melhor estratégia de apresentar o texto para que o leitor ou interlocutor aceite o raciocínio que desenvolvemos e, desta maneira, seja levado a agir de uma forma específica.

Nem sempre, contudo, os argumentos utilizados em textos persuasivos podem ser tomados como verdadeiros. É frequente, por parte de pessoas com grande habilidade retórica, o uso de raciocínios falaciosos, por exemplo, para tentar convencer seus interlocutores de algo que tenham interesse, ou de que têm razão ou de que devem fazer uma determinada coisa.

Leia atentamente o anúncio publicitário reproduzido a seguir.

Este anúncio provocou polêmica à época de sua publicação e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) proibiu sua veiculação.

Após a leitura atenta do anúncio, percebe-se imediatamente seu caráter preconceituoso. A ação do Conar pressupôs o caminho da análise e da argumentação em relação aos elementos constitutivos do anúncio.

Os anunciantes pretendem que o leitor aceite como argumento que o mundo nunca vai aceitar pessoas obesas, ao afirmarem: "O mundo nunca vai ser assim. Emagreça com Sanavita."

O anúncio é falacioso porque parte da premissa de que todas as pessoas podem escolher entre a magreza e a obesidade. Embora a obesidade possa ser vista como uma condição perigosa, que ameaça o bem-estar do indivíduo, ela tem muitas causas, algumas das quais requerem tratamento prolongado. Supor que basta tomar um produto "mágico" para emagrecer é tão falso quanto imaginar que todas as pessoas obesas chegaram a essa condição apenas por comerem demais.



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