Ao levantar as diversas questões propostas nos procedimentos que
auxiliam a leitura, a compreensão e a interpretação,
deve-se também ter em mente que é necessário estar
atento às possíveis falhas na compreensão
ou na interpretação de determinado texto. Reconhecer
os erros de entendimento, conhecer o processo lógico que ocorre
em cada um deles, é de importância vital para superá-los,
ou seja, para que suas respostas sejam claras e coerentes com a sua fonte
de informação.
Vamos identificá-los?
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A tradição e o moderno
A
tradição é importante. É democrática
quando desempenha a sua função natural de prover
a nova geração com conhecimentos das boas e más
experiências do passado, isto é, a sua função
de capacitá-la a aprender às custas dos erros passados
a fim de os não repetir. A tradição torna-se
a ruína da democracia quando nega à geração
mais nova a possibilidade de escolha; quando tenta ditar o que
deve ser encarado como “bom” e como “mau”
sob novas condições de vida. Os tradicionalistas
fácil e prontamente se esquecem de que perderam a capacidade
de decidir o que não é tradição. Por
exemplo, o aperfeiçoamento do microscópio não
foi conseguido pela destruição do primeiro modelo:
o aperfeiçoamento foi realizado com a preservação
e o desenvolvimento do modelo primitivo a par com um estágio
mais avançado do conhecimento humano. Um microscópio
do tempo de Pasteur não capacita o pesquisador moderno
a estudar uma virose. Suponha agora que o microscópio de
Pasteur tivesse o poder e o descaramento de vetar o microscópio
eletrônico.
Os
jovens não sentiriam nenhuma hostilidade para com a tradição,
não teriam na verdade senão respeito por ela se,
sem se arriscar, pudessem dizer: Isto nós o tomaremos de
vocês porque é convincente, é justo, diz respeito
também à nossa época e passível de
desenvolvimento. Aquilo, entretanto, não podemos aceitar.
Era útil e verdadeiro para o seu tempo - seria inútil
para nós. E esses jovens deveriam preparar-se para ouvir
dos seus filhos as mesmas palavras.
(Wilhelm
Reich - A revolução sexual)
O texto acima é
dissertativo. Ao analisar esse tipo de texto, o primeiro passo é
identificar o argumento principal, aquele que fundamenta a opinião
exposta. Em seguida, identifique as consequências decorrentes
do que está sendo afirmado e por fim, a conclusão, que é
a reafirmação do argumento principal.
Nas opções
de resposta do exercício anterior, apresentam-se os três
erros clássicos de interpretação: extrapolação
(opção b), redução (opção
a), contradição (opção d).
Estudaremos, a seguir, as características de cada um deles.