3 - Falhas na compreensão de um texto

Ao levantar as diversas questões propostas nos procedimentos que auxiliam a leitura, a compreensão e a interpretação, deve-se também ter em mente que é necessário estar atento às possíveis falhas na compreensão ou na interpretação de determinado texto. Reconhecer os erros de entendimento, conhecer o processo lógico que ocorre em cada um deles, é de importância vital para superá-los, ou seja, para que suas respostas sejam claras e coerentes com a sua fonte de informação.

Vamos identificá-los? Leia, com atenção, o texto a seguir.


A tradição e o moderno

A tradição é importante. É democrática quando desempenha a sua função natural de prover a nova geração com conhecimentos das boas e más experiências do passado, isto é, a sua função de capacitá-la a aprender às custas dos erros passados a fim de os não repetir. A tradição torna-se a ruína da democracia quando nega à geração mais nova a possibilidade de escolha; quando tenta ditar o que deve ser encarado como “bom” e como “mau” sob novas condições de vida. Os tradicionalistas fácil e prontamente se esquecem de que perderam a capacidade de decidir o que não é tradição. Por exemplo, o aperfeiçoamento do microscópio não foi conseguido pela destruição do primeiro modelo: o aperfeiçoamento foi realizado com a preservação e o desenvolvimento do modelo primitivo a par com um estágio mais avançado do conhecimento humano. Um microscópio do tempo de Pasteur não capacita o pesquisador moderno a estudar uma virose. Suponha agora que o microscópio de Pasteur tivesse o poder e o descaramento de vetar o microscópio eletrônico.

Os jovens não sentiriam nenhuma hostilidade para com a tradição, não teriam na verdade senão respeito por ela se, sem se arriscar, pudessem dizer: Isto nós o tomaremos de vocês porque é convincente, é justo, diz respeito também à nossa época e passível de desenvolvimento. Aquilo, entretanto, não podemos aceitar. Era útil e verdadeiro para o seu tempo - seria inútil para nós. E esses jovens deveriam preparar-se para ouvir dos seus filhos as mesmas palavras.

(Wilhelm Reich - A revolução sexual)

O texto acima é dissertativo. Ao analisar esse tipo de texto, o primeiro passo é identificar o argumento principal, aquele que fundamenta a opinião exposta. Em seguida, identifique as consequências decorrentes do que está sendo afirmado e por fim, a conclusão, que é a reafirmação do argumento principal.

Nas opções de resposta do exercício anterior, apresentam-se os três erros clássicos de interpretação: extrapolação (opção b), redução (opção a), contradição (opção d).

Estudaremos, a seguir, as características de cada um deles.



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