Contradição: tirar conclusões opostas ao que diz o texto

Onde está a contradição no texto abaixo?

Ora, ninguém pode se julgar cético (descrente, incrédulo) em relação às influências dos astros (estrelas) na sua vida e se dizer capricorniano, uma vez que capricórnio é um signo astral. Isso seria uma contradição.

A contradição também ocorre nas interpretações de texto e é um erro grave. Por algum motivo, chegamos a uma conclusão contrária ao texto, seja pela leitura desatenta, a não percepção de algumas relações, a incompreensão de um raciocínio, o esquecimento de uma ideia, a perda de uma passagem no desenvolvimento do texto.

Por apresentar ideias opostas às ideias expressas pelos textos, esse erro tende a ser mais facilmente reconhecido. As questões de interpretação muitas vezes são organizadas com uma espécie de armadilha: uma alternativa apresenta muitas palavras do texto, inclusive expressões inteiras, mas com um sentido contrário. Um leitor desatento ou/e ansioso provavelmente escolherá essa alternativa, por ser a mais “parecida” com o texto, por ser a que apresenta mais “ao pé da letra” elementos presentes no texto, entretanto, não percebe que foram omitidas passagens importantes para fugir ao sentido original.

Por exemplo, um texto diz que:

O homem, racional, quando sob o domínio do ódio, pode agir como um animal selvagem.

A questão de interpretação afirma que:

O homem é racional, porque pode agir como um animal.

Note a contradição: o texto diz que o homem, embora racional, pode agir como irracional. A questão diz que o homem é racional, porque pode agir como irracional.



Copyright © 2009 AIEC