Resumo

A leitura e a interpretação do texto estão ligadas diretamente ao contexto e à experiência que acumulamos. Com a leitura, podemos extrair dados para a resolução dos problemas do cotidiano, mas é necessário que tenhamos compreendido bem o texto lido. Para isso, vale recorrer a fontes adicionais como dicionários ou livros técnicos e pode-se, também, seguir algumas dicas simples, tais como: ler atentamente, procurando identificar a ideia central do texto, os argumentos que lhe dão sustentação e as objeções (aspectos contraditórios), interpretar as palavras desconhecidas por meio do contexto apresentado, sublinhar os exemplos que forem empregados como ilustração da ideia central e considerar o texto como um todo, sem se ater às partes isoladas.

Ao realizar provas que exigem interpretação e análise de texto, deve-se também: ler mais de uma vez todo o texto e o enunciado de cada questão, localizar a resposta no texto, evitando responder “de cabeça”, sublinhar as palavras-chave e ideias centrais, considerar somente o que está escrito no texto, sem tentar adivinhar o que o autor quis dizer.

Apesar de parecerem sinônimos, há diferença entre compreender (apreender algo intelectualmente, perceber) e interpretar (dar sentido ou entender algo) e as questões de concurso, em geral, avaliam as duas habilidades separadamente. Ao tentar compreender ou interpretar um texto, é fundamental evitar as falhas mais comuns:

  • Redução – abordar um aspecto em particular, dissociando-o do contexto.
  • Contradição – concluir algo que é contrário ao que diz o texto.
  • Extrapolação - sair do contexto, acrescentando ideias que não estão presentes no texto.

Os erros de compreensão e interpretação também são cometidos com textos poéticos. Interpretar um texto poético é bem mais complexo que um texto em prosa porque a linguagem poética não pode ser entendida de maneira literal, ela possui múltiplas significações. Mas não é por isso que podemos interpretá-lo de qualquer maneira, precisamos encontrar os significados que realmente fazem parte do poema.

O desconhecimento gramatical pode, também, levar o leitor a cometer erros de compreensão e interpretação do texto. A regência verbal e o uso da crase são conhecimentos necessários à compreensão do texto, pois a utilização de um mero acento grave pode modificar por completo o sentido da frase.



Copyright © 2009 AIEC