Vamos
ver como se constrói um texto narrativo? Observe que na coluna
da esquerda você tem o esquema de uma narração e,
na coluna da direita, há o trecho do texto correspondente.
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INTRODUÇÃO:
na introdução devem conter informações
como o tempo, o espaço, o enredo e as personagens. |
Era
noite de inverno, uma daquelas não muito frias, a ocasião
ideal para ouvir uma boa música. Pensando nisso, o casal
se arrumou e foi ao teatro para ouvir o concerto da Banda.
O teatro estava quase lotado e percebia-se a presença de
várias crianças andando ruidosamente pelos corredores. |
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TRAMA:
nessa fase deve-se relatar o fato propriamente dito, acrescentando
somente os detalhes relevantes para a boa compreensão da
narrativa. A montagem desses fatos deve levar a um mistério,
que se desvendará no clímax. |
-
Ih, pensou a mulher - criança pequena e concerto é
uma combinação que raramente dá certo... Aliás,
nunca dá certo.
Mas ficou quieta, não comentou nada com o marido. Poderia
parecer chata, implicante. Afinal, os tempos mudaram e talvez as
crianças também; elas estão tão "adultificadas"
que, quem sabe, podem até apreciar um bom concerto... Será?
O castigo veio a cavalo, pois mal ela e o marido acomodaram-se nas
primeiras poltronas de uma fileira, sentaram-se justamente atrás
deles, um rapaz com a esposa, seu filhinho de uns quatro anos e
um senhor de idade, o avô. |
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CLÍMAX:
é o momento chave da narrativa, deve ser um trecho dinâmico
e emocionante, onde os fatos se encaixam para chegar ao desenlace. |
-
Ô mãe, quanta polícia lá no palco! Por
quê?
- É que a banda é da polícia!
- Ô mãe, o que quê aquele "ómi"
com aquela baciona vai fazer?
- Aquilo não é uma baciona. É um instrumento.
Ele vai tocar! Aquilo é o "baxotuba".
- O quê?! E aqueles "ómis" segurando aqueles
bambus?
- Não é bambu! Também é um instrumento.
Fique quietinho que quando a banda começar a tocar, você
vai ver. |
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DESENLACE:
é a conclusão da narração, onde tudo
que ficou pendente durante o desenvolvimento do texto é explicado,
e o "quebra-cabeça", que deve ser a história,
é montado. |
Somente
o som dos instrumentos fez o menino se calar. Calar não,
emudecer. Ficou perplexo com a variedade de sons que saíam
daqueles objetos estranhos. Após pouco mais de uma hora,
a família voltou para casa e seguiu sua vida trivial. |
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