A partir de agora, vamos pensar em outras formas de comunicação. Vivemos num mundo em que é muito importante o relacionamento entre pessoas, clientes e empresas, público e anunciantes etc. Em nossa modernidade está presente a troca de informações como elemento fundamental para o bom relacionamento entre estas partes. Assim, um simples anúncio ou mesmo uma publicidade em TV devem ter impacto e “tocar” o espectador, certo?

Vejamos os anúncios:

Observe que os dois anúncios da rede Pão e Companhia privilegiam seu produto mais simples: o pão. Tanto a imagem quanto o texto levam o leitor à ideia de que a empresa oferece um produto de qualidade. Essa é a informação primordial que o anunciante quer passar ao seu público: se o pão é bom, não é preciso mais nada.

E em todos os tipos de texto podemos dizer que há essa relação: para criar, seja uma história infantil narrada, um artigo científico uma simples carta ou um anúncio de publicidade, é preciso que o autor trabalhe o essencial do que quer mostrar ao seu leitor.

Neste módulo, veremos como criar textos técnicos em sua forma essencial: cartas, relatórios e mesmo e-mails, pois toda forma de comunicação possui suas características próprias e deve ser redigido com cuidado. Ou seja, para escrever um texto técnico é preciso saber do que se trata e como redigir cada informação para tratar apenas do essencial.



Copyright © 2009 AIEC