Como
vimos, quando se deve encaminhar a alguém um relatório sobre
determinado assunto ou ação, faz-se necessário, antes
de dispor de informações técnicas, saber como organizá-lo.
Observe, no modelo de relatório apresentado, que há alguns
itens que aparecem neste tipo de texto:
1. título;
2.
breve resumo de apresentação ao destinatário do
mesmo;
3.
descrição de aspectos importantes (no caso benfeitorias
e orçamento);
4.
finalização;
5.
data, e
6.
assinatura.
Sabe-se que, além
dos textos referentes à correspondência oficial e comercial,
cartas e relatórios (os quais possuem vários tipos e modelos),
temos as modalidades de descrição de objeto e descrição
de processo, os quais estão presentes nos textos científicos,
nos artigos especializados etc. Contudo, nos deteremos aos modelos simples
de relatório, carta e e-mail, os quais estão presentes em
grande parte de nossa comunicação no dia a dia e veremos
as características essenciais para a escritura destes textos.
Assim, veremos que
o texto técnico toma como ponto de partida a descrição
de objetos, levando-se em conta conceitos, especificidade de seu registro
linguístico e aspectos lexicais e estruturais que o constituem.
Alguns autores consideram que “os textos não ficcionais têm
a mesma verdade para o escritor e o leitor, ou seja, o texto técnico
deve ser denotativo e o leitor deve chegar ao mesmo objetivo que o escritor,
não se permitindo diferentes interpretações”.
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