2 - O texto dissertativo-argumentativo

Quando explicamos um assunto estamos dissertando. Dissertar é discorrer sobre um tema. O texto dissertativo não tem como principal objetivo a persuasão e, sim, a transmissão de informações. Por isso, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos.

Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito de um determinado assunto.

Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

O texto dissertativo-argumentativo apresenta três partes essenciais. Vamos ver, separadamente, cada uma delas.

Leia o primeiro parágrafo do texto abaixo.


Teatro e escola: o papel de educar

Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades completamente diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios", o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.

A primeira parte é a introdução, na qual se expõe a tese ou a ideia principal que resume o ponto de vista do autor acerca do tema. No parágrafo que acabamos de ler é feita a introdução do texto. A tese ou ideia principal presente nessa introdução é “veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina."



Copyright © 2009 AIEC