Leia agora os parágrafos a seguir, extraídos de um texto escrito sobre o tema "violência", proposto por um exame vestibular de uma universidade mineira:
O exame desse fragmento do texto indica que o autor não possui argumentos consistentes para analisar o fenômeno da violência social. O primeiro parágrafo, por exemplo, é superficial e generalizante: que tipo de família é essa, em que filhos matam pais para roubá-los? Que motivos os levam a proceder assim? No segundo parágrafo, a que guerras e países o texto se refere? Será que a violência popular realmente nasce "por qualquer motivo", como se afirma no 3º parágrafo? A baixa informatividade do texto, ao mesmo tempo em que provoca o desinteresse do leitor - que tende a abandonar a leitura pelo fato de não encontrar nada de novo nela - também põe em dúvida o conhecimento do autor a respeito do assunto e a própria pertinência do texto. A maior parte dos textos publicados em jornais e revistas apresenta um grau de informatividade médio, capaz de, ao mesmo tempo, mobilizar o repertório cultural do leitor e oferecer-lhe novas informações. |
Copyright © 2009 AIEC |