1 - Os estudos de Frederick Taylor

Frederick Taylor tornou-se um dos mais importantes nomes da teoria administrativa no início do século vinte. A maior parte de seu trabalho está associada à administração científica.

Naquela época, a indústria mundial encontrava-se muito desenvolvida na Inglaterra. Os Estados Unidos da América estavam passando pelo apogeu da sua Revolução Industrial, que começou depois da inglesa, mas foi muito mais intensa. As fábricas trabalhavam a todo vapor para atender a um mercado sedento por qualquer produto que lhe fosse oferecido.

A meta era produzir cada vez mais e com maior eficiência. A palavra de ordem era melhorar a utilização dos recursos produtivos porque o desperdício era muito grande. Perde-se matéria-prima e tempo com a ausência de método de trabalho. O modo da tentativa e erro é o mais utilizado, não apenas pela fábrica como um todo, mas também por cada um dos empregados. Cada empregado tenta fazer do seu jeito, o que nem sempre dá certo, aumentando os custos para o empregador. Portanto, o maior sonho do empresário era melhorar a produtividade, reduzir os custos e, consequentemente, aumentar sua lucratividade. Por outro lado, o maior sonho do empregado era melhorar seu salário.