• Profissionalização dos participantes


Dentro de uma organização burocrática, os cargos devem ser ocupados por especialistas e profissionais que possuam a formação e o conhecimento necessários para desempenhar as atribuições predeterminadas para o cargo.

O grau de especialização depende do nível hierárquico a que pertence o cargo:

  • quanto mais alto na hierarquia, mais abrangente e generalista deve ser a formação do ocupante do cargo;
  • quanto mais baixo na hierarquia, mais específica deverá ser a especialização do ocupante do cargo.

Nas organizações burocráticas existem uma preparação e um treinamento formal dos funcionários para que os mesmos obtenham:  

    • informações e capacitações técnicas específicas para o trabalho a ser executado;
    • regras e normas que definem o sistema social e organizacional interno.

Com isso, espera-se que os funcionários desempenhem suas tarefas de acordo com os padrões estabelecidos.


A política de remuneração dos especialistas segue uma racionalidade em que os cargos são remunerados de acordo com o seu nível hierárquico, ou seja, quanto mais alto for o nível hierárquico, maior será o salário.

O especialista é nomeado por seu superior hierárquico por tempo indeterminado e tende a seguir carreira dentro da organização. Conforme o funcionário demonstre mérito e capacidade, ele pode ser promovido a cargos superiores, caso haja vagas disponíveis, de acordo com os programas de carreira estabelecidos pela empresa.

Segundo Weber, os principais efeitos desejáveis do modelo burocrático consistem na previsibilidade das ações e na eficiência dos processos quando seus princípios são aplicados de forma adequada.