As tecnologias podem produzir:


produtos concretos – fisicamente palpável como casa, geladeira, carro, roupas, artigos de utilidade doméstica e de consumo;

produtos abstratos – ensino ou educação, notícia, informação, propaganda, consultoria entre outros.

O tipo de produto que possui as menores possibilidades de mudança e, portanto, de se adaptarem a novas exigências ambientais, são os produtos concretos produzidos com tecnologia fixa. Por outro lado, os produtos que possuem maior facilidade de se adaptarem a novas exigências ambientais são os produtos abstratos produzidos com tecnologia flexível.

Neste sentido, torna-se fator crítico de sucesso para o administrador, identificar o tipo de tecnologia utilizada e o tipo de produto que a sua empresa produz, no sentido de antever e se preparar para possíveis dificuldades e contingências inerentes ao negócio da empresa.

Formas de operação produtiva e tecnologia

Pode-se classificar três tipos de operações:

a) operação com tecnologia intensiva ou de capital intensivo: são operações que utilizam intensivamente máquinas, equipamentos, automação ou robótica, com pouca utilização de mão-de-obra. Exige grande investimento de capital.

b) operação com mão-de-obra intensiva: são operações que utilizam intensivamente pessoas com habilidades manuais e físicas na confecção de manufaturas e artesanato. Ex.: construção civil, linhas de montagem com operação manual, atividades artesanais.

c) operação com média tecnologia: são operações que utilizam conjuntamente máquinas e equipamentos com pessoas que irão operá-las.