O ambiente é tudo aquilo que envolve externamente a empresa, estabelecendo com a mesma trocas e intercâmbios.

As fronteiras ou limites são os aspectos que separam a organização do ambiente e consiste numa caracterização arbitrária para definir o que é organização e o que é ambiente.

A interface consiste na área de contato entre uma organização e o seu ambiente, possibilitando as entradas e as saídas através das fronteiras existentes.

O ambiente geral é composto de variáveis múltiplas que afetam todas as organizações, indistintamente, exercendo grande impacto sobre a organização da empresa, sua administração e suas operações. As variáveis são: econômicas, políticas, legais, tecnológicas, sociais, demográficas e ecológicas.

O ambiente de tarefa ou ambiente operacional representa a parte do ambiente geral que mantém um contato mais próximo e imediato com a empresa. É composto por outras organizações ou pessoas que fornecem informações, insumos, matéria-prima, recursos e entradas e, também, adquirem produtos, serviços e saídas, para que a empresa possa funcionar e operar. São componentes do ambiente de tarefa: consumidores ou usuários, fornecedores, concorrentes, entidades reguladoras. O ambiente de tarefa representa o domínio da empresa, ou seja, a área de influência e, também, a área de dependência da empresa em relação ao meio. Este ambiente pode ocorrer em termos de estrutura e dinâmica ambiental.