| RELAÇÕES ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR O grande desafio nas relações entre empregado e empregador é o desafio da empregabilidade. A grande verdade é que os empresários não podem garantir mais os empregos de seus empregados. Nenhuma empresa pode garantir o emprego, porque não é a empresa que garante os empregos, quem garante o emprego é o mercado, é a capacidade de colocar no mercado produtos novos. Os que as empresas têm que garantir é a empregabilidade. Empregabilidade é tornar o funcionário cada vez mais empregável. Ele será melhor empregado quanto mais ele se sentir atualizado, treinado, quanto mais ele se sentir capaz de encontrar um outro emprego no momento que a sua empresa não puder mais fazê-lo. Assim enquanto a empresa puder garantir o seu emprego, ele será o melhor funcionário. Então o conceito de empregabilidade muda as relações entre empregado e empregador, antes a empresa garantia primeiro o emprego e depois a empregabilidade, hoje a empresa deve garantir a empregabilidade, pois o emprego só quem garante é o mercado. Uma outra mudança
é a flexibilização dos horários de trabalho.
A realidade em que vivemos é outra. Nem sempre todos os funcionários
têm que estar no mesmo horário na empresa. Já existe
uma empresa na Suécia que está contratando casais de forma
que o marido reveze com a sua esposa. O marido vem as segundas, quartas
e sextas-feiras e a mulher as terças e quintas-feiras. Permitindo
com isso um maior contato dos pais com seus filhos. Um outro problema
que estamos vivendo é que a empresa não está mais
conseguindo transferir os seus funcionários de uma cidade para
a outra, porque as mulheres entraram no mercado de trabalho e não
poderiam acompanhar os seus maridos. Os tempos estão mudando. Hoje
não dizemos ao nosso empregado para vestir a camisa da empresa,
e sim que vista a camisa do cliente, que vista a camisa do mercado. As
relações entre empregado e empregador estão sendo
cada vez mais diretas, cada vez mais francas, cada vez menos relações
de dependência e cada vez mais relações de parceria.
E essa parceria deve se estender aos funcionários terceirizados
e aos fornecedores fazendo-os participar da empresa. |