| COMO VENCER A COMPETITIVIDADE DOS NOVOS TEMPOS Uma empresa só vencerá estes desafios do século XXI se elas tiverem essas cinco características que vamos enumerar. A primeira é a positividade. Uma empresa não conseguirá vencer se os seus funcionários só enxergam problemas, só vêem dificuldades. As pessoas que formam a empresa devem ser positivas, devem conseguir enxergar as oportunidades. Se você tiver na sua empresa pessoas negativas é melhor mandá-las embora, pagando o que for preciso, pois elas minam a chance de crescimento da empresa. Mande-as para a concorrência. A segunda é a flexibilidade. As pessoas e as empresas devem ser flexíveis. O que significa isso? Significa ser capaz de trabalhar em um projeto com o qual não concorda totalmente, no qual foi voto vencido. A flexibilidade de mudar, mudar de rumos. Empresas rígidas são fadadas ao fracasso. A terceira é organização. Por mais que se fale em reengenharia, em eliminação de barreiras. Vencerá a empresa que for mais bem organizada. Se a organização for do tamanho certo, quando não é uma organização maior do que as pessoas, maior do que os clientes, maior do que a própria empresa, ela na verdade serve para agilizar, fazer com que as coisas funcionem cada vez melhor. O quarto ponto é a inovação e a criatividade. As empresas têm que inovar. Criar novos produtos e serviços. Devemos forçar a inovação nas empresas. Fazer como Bill Gates fez com o Windows ou como o Mc. Donalds fez com o fast-food. O quinto tópico é o foco. Só vencerão as empresas que tiverem foco. As empresas que não tiverem foco, que estiverem perdidas, que não souberem exatamente o que elas querem, ou qual o segmento de mercado que querem atrair ou não souberem as características dos produtos que querem produzir não vão conseguir sobreviver. Hoje em dia, os gerentes não são somente medidos pela capacidade que eles têm de fazer as coisas, mas também pela capacidade que tem de não fazer determinadas coisas, de ter foco. São essas as características que nós devemos ter nas empresas para motivar, ou seja, dar motivos, para que as pessoas cresçam, para que todos esses comentários possam se concretizar em realidade. A empresa será mais simples. A empresa será mais focada. A empresa será menos burocrática. Mas é preciso que nós não percamos as oportunidades de mercado que elas passarão rapidamente. As oportunidades de mercado estão aí. Muitas vezes estão na nossa cara. As oportunidades deste século XXI são muito grandes, mas a gente precisa ter a capacidade de enxergar que elas são oportunidades. Não podemos pensar olhando para o retrovisor, não pudemos mais pensar olhando os anos 90. Nós temos que administrar, gerenciar, ter a empresa na mão vistas a esse século XXI que já estamos vivendo. Este século XXI onde a única certeza estável é que tudo vai mudar: nossas relações com os nossos clientes, as nossas relações com os nossos empregados, as nossas relações com os nossos fornecedores, as nossas relações com a comunidade. Tudo isso vai mudar para mais simples, mais direto, mais franco, mais eficaz. Vale a pena viver
este tempo que estamos vivendo. Ë a época de maiores transformações,
de uma rapidez incrível, e vencerá aquele que for capaz
de enxergar, de entender, de fazer e de implementar na sua empresa as
mudanças que o tempo requer. |