II – O AMBIENTE DOS NEGÓCIOS

O sucesso de hoje, não garante um êxito futuro! É preciso compreender as coisas do nosso tempo, é preciso estar atualizado e, até mais, perceber a mudança antes que ela ocorra. Para isso, precisamos estar preparados para as mudanças.
Vejamos alguns dos grandes desafios deste século, que já estão provocando uma revolução no modo de administrar uma empresa:

(a) GLOBALIZAÇÃO – a competição está em toda a parte e de forma mundial, não se compete mais somente com concorrentes locais. Temos de nos fortalecer regionalmente e criar uma forma diferente para nos adaptarmos ao desafio da globalização, isto é, precisamos: “Pensar globalmente e agir localmente”.

(b) QUALIDADE - não é mais o diferencial de competitividade entre empresas., pois quem não a tiver está morto, sem condições de continuar atuando no mercado.

(c) Margens de lucro – cada vez mais estreitas, negócios com lucros menores e produtividade maior.

(d) Clientes menos fiéis – os consumidores procuram o melhor preço, entrega e manutenção, sem esquecer o melhor atendimento.

(e) Uso da Tecnologia da Informação – fará vencedores e vencidos, pois tamanho não é mais documento (sede própria, quantidade de funcionários e equipamentos...), o mote é a rapidez. A liderança está ao lado de quem for mais rápido em utilizar a informação correta. Para isso, o computador é a grande ferramenta dos nossos dias e a customização (produtos/serviços personalizados) a grande estratégia com o cliente.