| II – O AMBIENTE DOS NEGÓCIOS O sucesso
de hoje, não garante um êxito futuro! É preciso compreender
as coisas do nosso tempo, é preciso estar atualizado e, até
mais, perceber a mudança antes que ela ocorra. Para isso, precisamos
estar preparados para as mudanças. (a) GLOBALIZAÇÃO – a competição está em toda a parte e de forma mundial, não se compete mais somente com concorrentes locais. Temos de nos fortalecer regionalmente e criar uma forma diferente para nos adaptarmos ao desafio da globalização, isto é, precisamos: “Pensar globalmente e agir localmente”. (b) QUALIDADE - não é mais o diferencial de competitividade entre empresas., pois quem não a tiver está morto, sem condições de continuar atuando no mercado. (c) Margens de lucro – cada vez mais estreitas, negócios com lucros menores e produtividade maior. (d) Clientes menos fiéis – os consumidores procuram o melhor preço, entrega e manutenção, sem esquecer o melhor atendimento. (e)
Uso da Tecnologia da Informação – fará
vencedores e vencidos, pois tamanho não é mais documento
(sede própria, quantidade de funcionários e equipamentos...),
o mote é a rapidez. A liderança está ao lado de quem
for mais rápido em utilizar a informação correta.
Para isso, o computador é a grande ferramenta dos nossos dias e
a customização (produtos/serviços personalizados)
a grande estratégia com o cliente. |