O primeiro computador eletrônico foi concluído em 1946, na Universidade da Pensilvânia - EUA, o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). Empregava cerca de 18000 válvulas, tinha 30m de comprimento, 1m de largura e 3m de altura. Consumia cerca de 140 KW e custou cerca de 500.000 dólares.

A partir desta invenção, os computadores sofreram rápida evolução (descrita em gerações) de acordo com o avanço da eletrônica, que transformou a válvula (1ª geração) em transistor (2ª geração); este em circuito integrado - CI (3ª geração). Logo após, surgiu o chip (circuito integrado com alta tecnologia de miniaturização) que caracterizou a 4ª geração de computadores.


Embora houvesse todo esse avanço tecnológico, os computadores foram usados até a década de 60, em grande parte pelas universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, principalmente pelos militares e aqueles envolvidos com dados estatísticos. As diversas aplicações e o tamanho dos computadores possibilitaram enquadrá-los nas categorias: Computadores pessoais, Estações de Trabalho, Minicomputadores, Mainframes e Supercomputadores.