f) Excluindo arquivos ou pastas

Para excluir um arquivo ou uma pasta, basta dar um clique sobre o nome do objeto desejado e pressionar a tecla Delete (Del) ou, se preferir, abrir o menu Arquivo e escolher Excluir, ou ainda, outra alternativa é dar um clique com o botão direito do mouse para selecionar o objeto e, ao mesmo tempo, o sistema apresenta o menu de atalho, do qual se pode escolher a opção Excluir.

Quando você exclui um arquivo utilizando um dos procedimentos anteriores o arquivo não é eliminado por completo e sim colocado numa área especial chamada Lixeira. Funciona exatamente como a lixeira de um escritório. Se você quiser recuperar um documento basta clicar no ícone da Lixeira na área de trabalho, em seguida clicar com o botão direito em cima do arquivo a ser recuperado e selecionar a opção Restaurar. O arquivo será enviado para a pasta aonde ele estava. Para eliminar completamente um arquivo do computador é só selecionar o arquivo na Lixeira e clicar em Delete.

g) Criando Atalho

Um atalho é um meio utilizado para agilizar o acesso a um determinado programa, pasta ou arquivo. A seta junto ao ícone do objeto indica que ele é um atalho. Para colocar um atalho para Primeiro documento, por exemplo, na área de trabalho:

1 – Clique no botão restaurar da barra de título para reduzir o tamanho da janela do Windows Explorer.

2 - Selecione o arquivo Primeiro documento na pasta treinamento e arraste-o para área de trabalho.

3 - Para visualizar o atalho criado para Primeiro documento, minimize a janela do Explorer, clicando no botão minimizar (-).

4 - Pressione o mouse sobre ícone de atalho e arraste-o para uma posição ideal.

5 - Teste-o, clicando e acessando a Primeiro documento.



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