Nesta seção procuraremos revisar algumas operações aritméticas básicas. Sugerimos, mesmo se o conceito parecer muito fácil, que sejam feitos todos os exercícios da seção.

Adição e Subtração - Somar e subtrair é muito fácil, não é?! Esperamos que sim. Nesta subseção trataremos de somar e subtrair números inteiros e números racionais (números em forma de frações).

 
Somar dois números positivos, qualquer pessoa sabe, não sabe?
    Por exemplo, 5+7=12, 4594+798=5392.

Existe até mesmo um dispositivo prático para somar dois números, que pode ser utilizado não apenas para somar números, mas também para somar expressões (mas isto é uma outra história).

Para efetuar 4594+798, utilizando o dispositivo, escrevemos os números da seguinte forma:

Soma-se da direita para a esquerda. No caso acima, se soma primeiro 4 com 8, obtendo 12, escreve-se o 2 abaixo do 8 e leva-se o 1 do 12 para cima do 9, soma-se agora o 1 com o 9 obtendo 10 e depois com o outro 9, obtendo 19, coloca-se o nove abaixo do 9, sobe-se o 1 e assim por diante.

Muito fácil, não é? A complicação começa quando os números têm sinais diferentes. Nesta hora recomendamos que seja feita uma associação com saldo bancário, número com sinal positivo significa crédito e número com sinal negativo significa débito.

Se nos deparamos com a seguinte conta 2-3, dizemos que temos um crédito de 2 e um débito de 3, então nosso saldo será um débito 1, ou seja, saldo igual a -1.

Notação: Os termos envolvidos em uma adição recebem o nome de parcelas e o resultado da adição de dois números recebe o nome de soma.

A regra geral é:


Para adicionar números de mesmo sinal, positivos ou negativos, deve-se repetir o sinal e somar os valores absolutos das parcelas.



Para somar números com sinais diferentes, deve-se subtrair os valores absolutos, o maior pelo menor, e atribuir ao resultado o sinal do maior módulo.

Veja os exemplos:

a) 2 + 3 = 5
b) (-3) + (-4) = -7
c) (-5) + (3) = -2
d) (-3) + (7) = 4
e) (-2) + (5) + (-4) = -1

Na subtração a coisa não muda tanto. Na verdade podemos encarar uma subtração como uma soma. Por exemplo, 5 – 4 = 5 + (-4) = 1. Entendeu? É só utilizar as regras da adição. Outro exemplo: (-2) – (-5) = (-2) + (5) = 3. De uma forma geral,


A subtração de dois números é o mesmo que adicionar o primeiro com o oposto do segundo. Ou seja, é só inverter o sinal do segundo.

Veja os exemplos:

a) (-20) – (30) = (-20) + (-30) = -50
b) 13 – (-18) = 13 + (18) = 31
c) (-12) – (5) – (-38) = (-12) + (-5) + (38) = 21

Se desejar, vá para a clínica e faça mais exercícios.
Fica aqui um desafio que utiliza operações com inteiros.

Desafio:

Quando são 16 horas em Cuiabá, que horas são:
                  a) em Salvador?
                  b) em Rio Branco?
                  c) em Manaus?

Quer conferir?



Copyright © 2010 AIEC.