Desta forma, estudar matemática é um permanente exercício de lógica, porque cada afirmação, por mais complexa que pareça, pode ser sempre comprovada a partir de outras mais simples, ordenadas apropriadamente.

Sabendo-se que:

1. Raciocinar logicamente não é um privilégio dos filósofos ou dos apaixonados pela matemática.
2. Há, nos diferentes campos do saber, crescente necessidade do desenvolvimento da capacidade de argumentação, baseada na lógica.
3. É preciso aprimorar a capacidade de resolver problemas com rapidez e consistência, ou seja, com precisão em qualquer situação da vida.

Somos, assim, levados a desenvolver nosso raciocínio lógico para ficarmos atentos e selecionar as informações que nos chegam para melhor desempenharmos nossos papéis de cidadãos.

Muitas são as definições que você poderá encontrar para lógica, mas em última análise elas têm um conteúdo comum, ou seja, a lógica é a disciplina que trata das formas do pensamento, da linguagem descritiva do pensamento, das leis da argumentação e raciocínios, dos métodos e dos princípios que regem o pensamento humano.

Veja bem, existem diversas maneiras de se convencer alguém. Em linguagem técnica são chamadas de argumentos, dentre os quais alguns são corretos, verdadeiros ou legítimos e outros são incorretos, falsos ou ilegítimos.



Copyright © 2019 UPIS.