| 1.
Imprecisão de leitura
O Aluno:
•
Lê o texto de um problema sem se concentrar no significado das
palavras e não entende completamente o problema.
• Lê as frases sem perceber que seu entendimento é
vago e não se pergunta: “Será que compreendi bem
esse problema?”
• Faz uma leitura muito rápida do problema e perde a compreensão
global.
• Às vezes, perde algumas palavras porque não lê
cuidadosamente o problema, “passa por cima” de palavras
importantes.
• Faz uma leitura desatenta e perde um ou mais fatos ou idéias
do problema.
• Não é consistente na maneira como interpreta as
palavras ou executa operações envolvidas no problema.
A cada ocasião atua de forma diferente.
• É impreciso ao visualizar uma descrição
ou relação apresentada no texto.
• Não relaciona o texto escrito com a realidade ou eventos
concretos de modo a tornar claro e inteligível o significado
do que está escrito.
• Não usa o dicionário quando é preciso.
• Não transforma as palavras que não são
claras em palavras que já conhece.
• Salta palavras ou frases ou ainda se satisfaz com um vago entendimento
delas ao invés de tentar obter melhor compreensão.
2.
Falha na análise do problema
O aluno:
•
Não divide o problema em partes.
• Não inicia por uma determinada parte que possa manipular
de modo a iniciar a solução.
• Não trabalha passo a passo.
• Não é suficientemente preciso em cada passo.
• Não usa as partes do problema que já entendeu
para ajudá-lo a resolver as partes mais difíceis.
• Não clarifica o raciocínio sobre as partes entendidas
de modo a trabalhar a partir delas.
• Não se baseia no conhecimento e experiências anteriores
para entender as idéias que não estão claras.
• Não constrói ativamente (mentalmente ou no papel)
uma representação das idéias descritas no texto,
que poderia ajudar no entendimento do problema.
• Fica inseguro quanto à correção de alguma
etapa ou conclusão, mas não confere.
• Não tem certeza sobre a fórmula ou procedimento
que deve ser utilizado mas não confirma.
• Trabalha ou calcula rápido demais e erra.
• Não avalia a solução ou a interpretação
obtida em termos de seu conhecimento anterior sobre o tópico.
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