|
Aprender a solucionar problemas Os professores Arthur Whimbey e Jack Lochhead, no livro Problem solving and comprehension, demonstram os métodos usados por aquelas pessoas que são consideradas bons solucionadores de problemas. Em seguida, oferecem oportunidade de prática nesses métodos, por meio de muitos exercícios e questões de compreensão e raciocínio. Na medida em que faz os exercícios propostos, o aluno nota que suas habilidades de raciocínio estão melhorando e, em conseqüência, aumenta sua autoconfiança e adquire uma atitude positiva quando tem problemas a resolver. Você está convidado a ler e discutir em voz alta quando resolve os exercícios; isto porque pensar é uma atividade escondida. A habilidade de analisar material complexo e resolver problemas é uma habilidade tanto quanto jogar golfe ou dirigir um carro. Entretanto, há uma dificuldade especial para ensinar a habilidade de análise.
Em geral, há duas fases para se ensinar uma habilidade. Na primeira, a habilidade é demonstrada ao estudante e, na segunda, o aluno realiza prática orientada. Em contraste com a aprendizagem do jogo de golfe, analisar material complexo é uma atividade que se desenvolve em nossa cabeça. Este fato torna difícil para o professor ensinar e para o aluno aprender. Em outras palavras, um iniciante não pode observar como pensa um especialista em resolver problemas. E o especialista tem dificuldade em demonstrar a sua técnica. A forma de
resolver esse problema é: relatar em voz alta enquanto se resolve
um problema. Se estudantes e especialistas “pensam alto” enquanto
trabalham sobre idéias e relações complexas, os passos
que executam tornam-se abertos para serem “vistos” e suas
atividades podem ser observadas e comunicadas. |
Copyright © 2019 UPIS.
|