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Base
de comparação |
Tradicional |
Centrada
no grupo |
| Líder
como “Servo” ou “Senhor”? |
“Senhor” |
“Servo” |
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Papel
do Líder |
Diretivo |
Facilitador |
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Quem
“serve” quem |
O
grupo é reunido para ajudar o líder a alcançar
a melhor decisão. |
O
líder deve ajudar o grupo para que este alcance a melhor
decisão. |
| Escolha
da decisão final |
Pertence
ao líder |
Pertence
ao grupo. |
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Ênfase
no poder de posição (autoridade formal) do líder |
Forte |
Fraca |
| Postura
do líder |
Preside
os ganhos |
Leva
água às pessoas |
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Ênfase
colocada pelo líder no binômio “falar/ouvir” |
O
líder expressa as suas opiniões e pontos de vista |
O
líder escuta |
| Como
o líder percebe o grupo |
Como
uma coleção de indivíduos |
Como
uma entidade coletiva, cujo valor não coincide com a soma
dos valores de cada parte |
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Interação
social/comunicação |
Prevalência
das interações entre o líder e cada participante |
Interações
múltiplas entre todos os participantes |
| Funções
de estruturação da tarefa |
Executadas
pelo líder |
Partilhadas
pelo líder e participantes |
|
Funções
de manutenção (liderança social) |
Pouco
relevantes |
Enfatizadas;
partilhadas pelo líder e participantes. |
| Processo
socioemocional (sentimentos e emoções) |
Tende
a ser ignorado pelo líder |
O
líder concede-lhe uma atenção especial |
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Expressão
de necessidades/ sentimentos |
Desencorajada |
Encorajada,
discutida |
| Preocupação
em ouvir os participantes |
Moderada
(também lógica e racional) |
Elevada
orientação para escutar as pessoas (ouvir empático) |