:Atenção É a fixação mental da mensagem através dos sentidos, da impressões de fatos, palavras, idéias, sons, odores, imagens, etc. :Idiomática Tudo o que é relativo a um idioma, à língua de uma nação. :Interesse É a atenção simpática, que responde diretamente aos nossos instintos, convicções, paixões e inclinações. :Persuasão Convencer. :Processo É qualquer fenômeno que apresente contínua mudança no tempo. É qualquer operação ou tratamento contínuo. :Sintaxe Parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si e a correta construção gramatical. :Vocábulo Palavra que faz parte de uma determinada língua. :Comunicação "O homem necessita de se comunicar: a comunicação é a base da vida em sociedade. Para se comunicar ele criou várias linguagens: a do rabisco, do desenho, da dança, da pintura, até chegar à palavra. De todas as linguagens criadas pelo homem, a palavra é a mais utilizada. É através dela que ele esclarece o rabisco, explica o desenho, a dança, a pintura, as expressões matemáticas, os sinais de trânsito etc. Enfim, é com a palavra que o homem se comunica com o mundo que o cerca. A palavra é um símbolo. Diferente dos outros animais, só o homem é capaz de criar símbolos que representam o que vê, o que sente e o que pensa. Ao criar símbolos, cria-se uma perfeita ligação entre homem , linguagem e mundo. :Atenção É a fixação mental da mensagem através dos sentidos, da impressões de fatos, palavras, idéias, sons, odores, imagens, etc. Pode ser voluntária ou espontânea. É voluntária quando é propositadamente exercida, como por exemplo, a fixação de detalhes de uma palestra importante. É espontânea quando ocorre sem qualquer esforço de fixação, mas obrigando o indivíduo a voltar-se para determinado fenômeno ou objeto inexoravelmente. Por exemplo: uma explosão inesperada; um acidente de trânsito, um outdoor de cores vivas interferindo na paisagem, etc. :Interesse É a atenção simpática, que responde diretamente aos nossos instintos, convicções, paixões e inclinações. :Persuasão Convencer. O receptor é levado a crer ou a aceitar a opinião do emissor. :Psicologia das faculdades Escola do pensamento, surgida no século XVII, que fazia distinção nítida entre a alma e a mente, atribuindo faculdades distintas a cada uma. :Behavioristas Teoria psicológica que defende que os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos. :Comunicação Unilateral Quando realizada de um emissor para um receptor, sem reciprocidade. Como exemplo temos um programa de televisão, um cartaz, um filme. Nestes casos, as mensagens são difundidas sem receber resposta. :Comunicação Bilateral É estabelecida quando o emissor e o receptor alternam seus papéis. Aqui há intercâmbio de mensagens. Como exemplo temos uma conversa, um bate-papo. :Apresentação Aqui o redator descreve a finalidade do relatório. :Sumário É uma síntese bastante resumida de todo o relatório. :Corpo Nesta parte, os fatos e os pormenores são descritos. :Conclusões Devem ser estritamente baseadas nos fatos apresentados no corpo do relatório. :Recomendações Devem ser fundamentadas nas conclusões, oferecendo soluções aos problemas levantados. :Anexos Os anexos são utilizados para informações detalhadas que podem ser úteis no entendimento mais aprofundado do corpo do relatório sem, contudo, serem essenciais à compreensão do conteúdo relatado. Aqui temos os gráficos, tabelas estatísticas, declarações de prova, laudos, etc. :Exemplo de Relatório Colocar um link levando para o exemplo de relatório. (ver arquivo Relatório). :Adjuntos adnominais É o termo que modifica o sentido de um substantivo. Geralmente é um adjetivo, numeral, pronome, artigo. Ex.: O primeiro computador era muito grande. Os termos sublinhados são exemplos de adjuntos adnominais do substantivo computador. :Adjuntos adverbiais São os termos da oração que modificam os verbos. São classificados segundo a circunstância que exprimem (lugar, tempo, modo, intensidade, causa, fim, companhia, negação, afirmação etc.). Ex.: Ele compra excessivamente. O termo sublinhado é exemplo de adjunto adverbial de intencidade. :Complemento nominal É o termo da oração que completa a significação transitiva de um nome. Ex.: Houve uma matança de jacarés no Pantanal. de jacarés - complemento nominal de matança. :Planejamento Um planejamento possui as seguintes fases: * Determinação dos objetivos * Investigação das condições necessárias para o alcance dos objetivos * Determinação dos cursos de ação possíveis * Avaliação * Controle * comunicação :Apresentação de Solução de Problemas Consiste em apresentar a proposição, a idéia que se quer "vender", e, em seguida, passar à exibição do histórico, provas, argumentos, justificativas e, finalmente, às decisões ou conclusões. :Enumeração de Fatos (Preocupação Espacial) Consiste na estruturação com a exploração de elementos espaciais. Trata-se de um modelo de descrição. O redator identifica a idéia principal, constrói o relatório e apresenta fatos que a comprovem. :Exposição Temporal: Cronologia Dos Fatos A exposição cronológica dos fatos expõe inicialmente o problema e, em seguida, causas e efeitos, concluindo com uma solução lógica. :Argumentação Analisar e discutir um problema, apresentando as causas e buscando soluções. :Relatório Científico possui qualidades como: impersonalidade, objetividade, modéstia, clareza. Utiliza um vocabulário comum e tem função informativa. :Relatório Formal O relatório de estilo formal é caracterizado por: * Ausência de pronomes pessoais (eu, nós). * Inexistência de abreviações. * Rejeição de estrangeirismos. * Ausência de gíria e coloquialismo. * Uso da terceira pessoa. :Relatório Informal São relatórios curtos. Possuem uma apresentação-sumário, um corpo contendo os fatos e uma conclusão. Possuem quatro itens de informações básicas: a data, o endereçado, o remetente, o assunto. São os memorandos exemplos típicos deste relatório. :Relatório Floreado É um estilo pomposo. É mais impressionante do que comunicativo. Os que se utilizam desse estilo não desejam apenas transmitir informações, mas também reformar o pensamento do leitor. É um tipo de relatório que deve ser evitado, pois revela monotonia e repetição, imprecisão e prolixidade, aridez . :Período Corresponde a um enunciado constituído de duas ou mais orações (frase formada em torno de um único verbo). :Unidade O texto é elaborado com base em uma única idéia central, respeitando a ordem lógica dos parágrafos no decorrer da argumentação. :Coerência Está ligada à associação e correlação de idéias dentro do texto. É a organização do pensamento. :Ênfase É o destaque dado à idéia-núcleo, à idéia principal. :Regência Fazer link com este item que se encontra dentro do link da disciplina: Dicas de Português.(ver arquivo Gramática) :Concordância Fazer link com este item que se encontra dentro do link da disciplina: Dicas de Português.(ver arquivo Gramática) :Colocação pronominal Fazer link com este item que se encontra dentro do link da disciplina: Dicas de Português.(ver arquivo Gramática) :Vícios de linguagem Fazer link com este item que se encontra dentro do link da disciplina: Dicas de Português.(ver arquivo Gramática) :Regras de pontuação Fazer link com este item que se encontra dentro do link da disciplina: Dicas de Português.(ver arquivo Gramática) :Dados retrospectivos Exemplo: As primeiras manifestações de comunicação humana, nas eras mais primitivas, foram traduzidas por sons que expressavam sentimentos de dor, alegria ou espanto. :Uma citação Exemplo: Para expressar a importância de objetivos claros e caminhos seguros no campo da administração, poder-se-á lançar mão da citação do filósofo grego Sêneca: "não há vento favorável para quem não sabe para onde vai". :Uma cena descritiva Exemplo: "A luz invade o ambiente da cidade. Buzinas estridentes atordoam o sono dos que tentam dormir". :Uma pergunta Exemplo: "Será a chamada música popular brasileira verdadeiramente popular e verdadeiramente brasileira?" :Um dado geográfico precisando de um fato Exemplo: Em Criciúma, no sul de Santa Catarina, oito mil homens vivem uma aventura todos os dias. A aventura do carvão. São os mineiros, homens que quase nunca vêem o sol. :Dados estatísticos Exemplo: Dos 20.000 mil habitantes da cidade, cerca de 5.000 mil freqüentam as salas escolares, o que atesta a preocupação das autoridades com o nível de instrução de seus moradores. :Narrativa de um ato Exemplo: "Em agosto de 1976, faleceu o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em cuja gestão foi construída a monumental capital brasileira." :O recurso da linguagem figurada Exemplo: "O jornaleiro, filho das madrugadas frias do Sul, quebra o gelo das manhãs gaúchas com sua voz cortante e queixosa como o minuano nos pampas." :Uma frase declarativa Exemplo. O artista contemporâneo, diante de um mundo fundamentalmente complexo e agitado, tem por missão traduzir o mais fielmente possível essa realidade. :Idéias contrastantes Exemplo: Enquanto os grandes salões de alta costura das grandes capitais exibem coleções de vestimentas suntuosas, os marginais da sociedade morrem de frio por falta de agasalho. :Enfática Empolgante, enérgica. :Função Referencial Sua principal preocupação é estabelecer relação entre a mensagem e o objeto a que se refere. É centrada no contexto e por isso denota, referencia, informa. Procura essencialmente dar à linguagem qualidades de objetividade, verificabilidade, evitando ambigüidades e confusões entre a mensagem e a realidade codificada. A função referencial é utilizada para produzir textos impessoais e objetivos, como os informes, as resenhas de filmes, peças teatrais, livros didáticos. :Denotativa Uma palavra possui sentido denotativo quando é empregada em seu sentido original. A denotação é objetiva e válida para todos os indivíduos, sendo independente do contexto em que a palavra está inserida. :Conotativa Uma palavra possui sentido conotativo quando adquire um significado especial, alterado do seu original. A palavra é passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. A Conotação é subjetiva, variando segundo o indivíduo que a profere. :Polivalência Versatilidade. Palavras polivalentes são aquelas que oferecem diversas possibilidades de aplicação ou emprego. :Objetivamente Tem por finalidade básica instruir e/ou convencer o leitor. As idéias e o modo de se analisar e enfocar os problemas são pessoais, mas a colocação disso tudo dentro da redação deve ser feita de modo impessoal: verbo na 3ª pessoa ou na 1ª do plural. Exemplo: "As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia: tudo pago adiantado. O preço de cada tina, metendo a água, quinhentos réis, sabão à parte. As moradoras do cortiço tinham preferência e não pagavam nada para lavar. Graças à abundância da água que lá havia, como em nenhuma outra parte, e graças ao muito espaço de que se dispunha no cortiço para estender a roupa, a concorrência às tinas não se fez esperar; acudiram lavadeiras de todos os pontos da cidade, entre elas algumas vindas de bem longe. E, mal vagava uma das casinhas, ou um quarto, um canto onde coubesse um colchão, surgia uma nuvem de pretendentes a disputá-los." (Aluísio Azevedo) :Subjetivamente Procura, antes de tudo, obter a simpatia do leitor com relação ao exposto, baseando-se essencialmente nas opiniões, no modo particular de ver as coisas, no pensar em relação aos fatos do redator, deixando transparecer, muitas vezes, um tom confessional, pontilhado de emoções e sentimentalismos: verbo na 1ª pessoa do singular - EU. Exemplo: "Nunca será tão domingo como aqui, e domingos e domingas de eternidade se concentram em vigorosa dominicalização. Não acontecer nada, que beatitude! Deixar o mato crescer - mas o próprio mato foge à obrigação, e goza o domingo. Lá estão o touro zebu e seu harém de nobres e modestas vacas - porque o zebu alia à majestade indiana a placidez das Minas, e boi nenhum se fez tão mineiro quanto esse, e bicho nenhum é tão mineiro quanto o boi, em seu calado conhecimento da vida, sua participação no trabalho. O rebanho amontoa-se em círculos, algumas reses em pé, outras deitadas, chifres cumprimentando-se sem ruído. Parece um só boi espalhado, maginando. Com o pincel do rabo, executa o milenar movimento de repelir a mosca, sei que não o pratica pelo prazer de abanar-se. Mas há bois esparsos, bois solitários, que se postam junto a árvores, aparentemente recolhidos; ou fitam o carro que levanta poeira sobre a poeira habitual, e ruminam não sei que novelas de boi." (Carlos Drummond de Andrade) :Introdução Parte em que se apresenta o assunto a ser questionado. :Desenvolvimento Parte em que se discute a proposta. :Conclusão Parte em que se toma posição em relação à proposta. :Visão geral do capítulo Nesta fase o leitor deverá verificar a estrutura do texto através de uma leitura inspecional, procurando saber qual o assunto tratado no capítulo e qual a ordem das idéias expostas :Questionamento despertado pelo texto É o levantamento de perguntas, sem buscar respondê-las. Segundo Molina(1992), "A base do pensamento crítico é a capacidade de interrogar a si próprio e ao mundo em geral" . :Estudo do vocabulário É a valorização do dicionário, o emprego e a análise de palavras novas. Ao estudar um texto, é preciso estar atento aos termos empregados. Este procedimento desenvolve o conhecimento de diversos vocabulários. Um vocabulário desconhecido é um sério empecilho para a aprendizagem. :Linguagem não verbal São informações apresentadas através de ilustrações (fotos, mapas, quadros, gráficos, tabelas). Devem também ser analisadas. :Essência do texto Neste nível, o leitor identifica as Idéias principais do texto. Aqui é exigido: * apreender as principais proposições do autor; * conhecer os argumentos do autor; * identificar a tese do autor; * avaliar as idéias expostas. :Resumo do texto É a recriação do texto original, e só pode ser realizado por quem analisou o texto. A análise exige compreensão profunda do texto. O resumo de textos descritivos pede pensamento visual e espacial. No caso de resumo de textos narrativos é exigida atenção quanto aos aspectos causais ou seqüenciais. Já o resumo de um texto dissertativo, reclama atenção aos aspectos do pensamento lógico abstrato. :Avaliação É o exercício da capacidade crítica do leitor. :Segmentação por tempo Ocorre quando o texto é dividido levando-se em consideração a cronologia dos acontecimentos, o que permite ao leitor ter domínio sobre as transformações ocorridas. :Segmentação por espaço Neste tipo de divisão do texto, são destacadas as diferenças ou semelhanças de acontecimentos em vários lugares. :Segmentação por personagens Neste modelo, o texto é dividido de acordo com os personagens. :Segmentação por temas Esta divisão é realizada tendo por base os termas, e visa separar idéias para que o leitor possa perceber como se estruturam.