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2.3
– Fluxos
Existem diversas
abordagens sobre fluxos e suas direções na literatura acadêmica.
Aqui, abordaremos a expressa por Nassar (2009), que classifica os fluxos
de comunicação nas organizações em:
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fluxo descendente, de cima para baixo. Esse fluxo
é o mais tradicional nas empresas, que usualmente leva normas
e orientações dos níveis hierárquicos
superiores para os subordinados, gerando instruções
para a operacionalização das atividades. Saiba
+
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fluxo ascendente, de baixo para cima. O fluxo ascendente
faz com que informações originadas do segmento operacional
fluam para a direção da empresa. Muitas organizações
utilizam sistemas formais para estimular esse processo, como as “caixinhas
de sugestões” ou os círculos
de controle da qualidade.
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fluxo lateral ou horizontal: é aquele que
ocorre entre pessoas de mesmo nível hierárquico ou entre
departamentos e áreas situadas na mesma posição
da estrutura organizacional da empresa.
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fluxo transversal, que se dá em todas as direções.
O fluxo transversal se dá de forma cruzada, sem distinção
hierárquica entre emissor e receptor. É mais frequente
sua ocorrência em organizações pouco burocráticas
e com programas participativos.
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fluxo circular: acontece nesse sentido, sendo típico
de organizações ou redes informais – onde não
há centro irradiador. |
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