2.3 – Fluxos

Existem diversas abordagens sobre fluxos e suas direções na literatura acadêmica. Aqui, abordaremos a expressa por Nassar (2009), que classifica os fluxos de comunicação nas organizações em:

• fluxo descendente, de cima para baixo. Esse fluxo é o mais tradicional nas empresas, que usualmente leva normas e orientações dos níveis hierárquicos superiores para os subordinados, gerando instruções para a operacionalização das atividades. Saiba +
 
• fluxo ascendente, de baixo para cima. O fluxo ascendente faz com que informações originadas do segmento operacional fluam para a direção da empresa. Muitas organizações utilizam sistemas formais para estimular esse processo, como as “caixinhas de sugestões” ou os círculos de controle da qualidade.
 
• fluxo lateral ou horizontal: é aquele que ocorre entre pessoas de mesmo nível hierárquico ou entre departamentos e áreas situadas na mesma posição da estrutura organizacional da empresa.
 
• fluxo transversal, que se dá em todas as direções. O fluxo transversal se dá de forma cruzada, sem distinção hierárquica entre emissor e receptor. É mais frequente sua ocorrência em organizações pouco burocráticas e com programas participativos.
 
• fluxo circular: acontece nesse sentido, sendo típico de organizações ou redes informais – onde não há centro irradiador.
 


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