Angeloni define rede como um conjunto de canais existente dentro de uma organização ou grupo social, por meio dos quais ocorre o processo de comunicação. Nesse sentido, existem duas redes: formais e informais.

Numa organização, a comunicação flui por meios diversos. Nassar classifica-os em: orais, impressos, audiovisuais e digitais.

Existe uma série de barreiras à comunicação nas empresas, tais como: níveis organizacionais, autoridade da administração, especialização e Sobrecarga de informações.

Diversos são os objetivos da comunicação empresarial. Alguns dos principais são:

• Divulgar suas contribuições para o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade em que atua e no país (ou países, no caso de multinacional).
• Mostrar ao público a excelência dos serviços prestados e a qualificação das pessoas que nela trabalham.
• Reforçar sua credibilidade junto a clientes, funcionários e fornecedores, pela abertura e manutenção de canais de comunicação.
• Atender às exigências dos consumidores, cada vez mais conscientes e exigentes quanto aos seus direitos.
• Adotar política de transparência com seus acionistas, sejam eles minoritários ou majoritários.
• Criar imagem positiva da empresa.
• Obter bons negócios, gerando relacionamentos comerciais diretos e indiretos, eficazes para os negócios.
• Motivar seus funcionários, por meio de ações capazes de fazer com que eles se orgulhem da empresa na qual trabalham.
• Atrair futuros funcionários – que, movidos pelo bom conceito da empresa junto à sociedade, buscam oportunidades de ingresso nela.
• Favorecer a imagem pessoal da diretoria e da gerência.



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